Campos Neto: agronegócio gera grandes negócios e evita queda maior do PIB

A declaração foi feita em depoimento gravado para o Congresso Brasileiro do Agronegócio 2020, promovido pela Abag e pela B3

Roberto Campos Neto em sua posse como presidente do Banco Central: em evento, Campos Neto falou sobre a importância do agronegócio para a economia brasileira
Roberto Campos Neto em sua posse como presidente do Banco Central: em evento, Campos Neto falou sobre a importância do agronegócio para a economia brasileira Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ana Russi, do CNN Business,

em Brasília

Ouvir notícia

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que o desempenho do agronegócio brasileiro tem ajudado a atividade econômica do país em meio a crise causada pela pandemia da Covid-19. “Tem gerado grandes negócios, evitando uma queda maior do PIB (Produto Interno Bruto) e contribuindo para nossas contas externas”, disse. 

A declaração foi feita em depoimento gravado para o Congresso Brasileiro do Agronegócio 2020, promovido pela Abag e pela B3, que acontece virtualmente nesta segunda-feira (3). 

Leia também:
Precisamos exercitar cada vez mais a sustentabilidade, defende Tereza Cristina

Campos Neto destacou as ações do Banco Central para o fortalecimento e apoio do setor, com o objetivo de modernizar o crédito rural. Entre as medidas citadas, estão a prorrogação do reembolso das operações de crédito rural de custeio de investimento, a contratação de financiamento para garantia de preços ao produtor ao amparo de recursos obrigatórios e a criação de linhas especiais de crédito de custeio para pequenos e médios agricultores ao amparo do Pronafe e do Pronampe. 

“As medidas estão sendo bem sucedidas, apesar das dificuldades impostas pela pandemia. O crédito rural cresceu 10,6% no ano agrícola 2019/2020, em relação ao ano agrícola anterior, com destaque para o crédito de agricultores familiares que cresceu 23,9%”, observou. 

Ele reforçou ainda que o BC ajudou na criação da Lei do Agronegócio, promulgada em abril. “Trouxe um conjunto de avanços para estimular o mercado de capitais no financiamento do setor agropecuário. Títulos relacionados ao financiamento do agronegócio agora podem ser emitidos e registrados de forma eletrônica”, destacou.

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

Mais Recentes da CNN