Casa Civil cria grupo de discussão para tentar reduzir preço da gasolina

O governo federal estuda utilizar subsídios e dividendos da Petrobras na criação de um fundo de amortização

Gustavo Uribeda CNN

Ouvir notícia

A pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a Casa Civil criou um grupo de discussão para tentar encontrar uma solução que permita a redução do preço da gasolina.

A iniciativa conta com as participações dos ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

A primeira reunião do grupo foi na última segunda-feira (27). A ideia é que os encontros sejam semanais para tentar se chegar a uma alternativa sobre o aumento recente dos preços dos combustíveis.

Segundo relatos feitos à CNN por assessores do governo, o grupo estuda, por exemplo, a utilização de subsídios e dividendos da Petrobras para tentar reduzir a volatilidade no aumento dos valores.

O objetivo é criar, assim, um fundo de amortização que permita evitar que um aumento do preço dos combustíveis seja repassado imediatamente ao consumidor.

A ideia chegou a ser cogitada durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), mas foi abandonada devido a resistências na equipe econômica.

A proposta já foi adotada por países como Chile e Colômbia, mas, com o passar do tempo, obrigou governos regionais a fazerem aportes no fundo devido a um cenário deficitário.

Mais Recentes da CNN