Como começar a investir: veja dicas e quais erros evitar

Segundo a Anbima, o volume financeiro de pessoas físicas em investimentos saltou 13,4% no ano passado, a maior alta da série histórica

Podcast O Que Eu Faço?
Podcast O Que Eu Faço? Foto: CNN Brasil

Do CNN Brasil Business

Ouvir notícia

Apesar da crise financeira desencadeada pela pandemia, 2020 foi o ano em que milhares de brasileiros decidiram investir. Segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o volume financeiro de pessoas físicas em investimentos saltou 13,4% no ano passado, a maior alta da série histórica.

Para quem acompanha com empolgação esse movimento, mas ainda não conseguiu se inserir no mercado de investimentos, a Superintendente Comercial da Santander Asset Management, Anna de Andrade, deixa uma dica. 

“Quando pensamos em começar a investir, é claro que a gente tem que dar o primeiro passo e, naturalmente, vamos começar a constituir nossa parcela de investimentos de menor risco. O que a gente sempre orienta é a formação da reserva de emergência”. Esses investimentos de menor risco, em geral, costumam ser os fundos DI. 

No novo episódio do podcast O que Eu Faço?, Fernando Nakagawa e Luciana Barreto conversam com a superintendente do Santander e mostram o passo a passo para quem está começando a investir — desde o tipo de investimento mais recomendado para cada perfil de pessoa até os erros mais comuns cometidos por iniciantes. Eles explicam também como o atual cenário da Selic e da inflação influenciam na hora de escolher onde colocar o dinheiro.

Mais Recentes da CNN