Como dar preço a uma crise institucional inédita?

No podcast Abertura de Mercado, do CNN Business, Thais Herédia comenta as turbulências políticas e econômicas que estão abalando bolsa, dólar e juros no país

Abertura de Mercado
Abertura de Mercado CNN

Juliana Eliasda CNN

São Paulo

Ouvir notícia

Após uma semana conturbado na política, na economia e, por consequência, nos principais indicadores financeiros, os mercados começam esta semana atento a possíveis novos desdobramentos dessa crise.

A semana passada terminou com a bolsa de valores em queda, o dólar em rota de alta, o risco país disparando e os juros futuros, que servem de termômetro da confiança dos investidores no país, voltando a bater os 10% depois de muito tempo.

 

No lado econômico, volta a assombrar o velho medo de analistas e investidores do chamado “risco fiscal”, quer dizer, a possibilidade de o governo perder o controle de seus gastos e sua dívida.

O possível fracasso da reforma tributária do imposto de renda, complementado pela bomba da PEC dos Precatórios, que tenta buscar uma solução para comportar uma conta bilionária de dívidas judiciais do governo, foram essenciais para acender essa luz vermelha.

Na política, a tensão entre os Poderes abriu na última semana um capítulo inédito na história democrática do país depois de o presidente Jair Bolsonaro protocolar seu prometido pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, questionando suas decisões.

Neste episódio do podcast Abertura de Mercado, a comentarista de economia da CNN Thais Herédia ouve especialistas sobre esses e outros temas que mexem com a economia e influenciam o mercado.

Conheça os podcasts da CNN Brasil

E Tem Mais
Abertura de Mercado
Horário de Brasília
CNN Mundo
Alma do Negócio
Entre Vozes
5 Fatos
Na Palma da Mari
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Mais Recentes da CNN