Como solicitar visto temporário de trabalho nos EUA; veja perguntas e respostas

Em maio, os Estados Unidos anunciaram a concessão de 22 mil vistos adicionais até o final do ano fiscal de 2021; veja os países elegíveis

Nova York
Nova York Foto: Pixabay

Alejandra Ramos Barreda, CNN

Ouvir notícia

Os Estados Unidos concedem milhares de vistos H-2 a trabalhadores com ou sem experiência para trabalhar temporariamente no país todos os anos. Esta categoria é dividida em dois tipos de vistos: o H-2A para trabalhadores agrícolas e o H-2B para trabalhadores não agrícolas.

Em 2020, os EUA concederam um total de 65.716 vistos H-2B, a maioria ocupados por jardineiros, trabalhadores florestais e de setores frigoríficos.

Os países cujos cidadãos receberam o maior número de vistos H-2B foram o México com 74,7%, seguido pela Jamaica com 8,9% e Guatemala com 2,7%, segundo relatório do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS, na sigla em inglês).

Ao contrário dos vistos H-2A, os vistos H-2B estão sujeitos a um limite anual determinado pelo Congresso que, atualmente, é de 66 mil trabalhadores por ano.

No entanto, em maio, o Departamento de Segurança Interna dos EUA e o Departamento de Trabalho anunciaram que aumentarão o limite em 22 mil vistos adicionais até o final do ano fiscal de 2021 “para garantir que as empresas americanas sejam equipadas com os recursos necessários para recuperar com sucesso e contribuir para a saúde econômica das comunidades locais “, disse o Departamento de Segurança Interna.

De acordo com o departamento, 16 mil desses vistos permitiriam aos empregadores contratar trabalhadores H-2B já nos EUA sem ter que esperar pela aprovação de uma nova petição, enquanto 6 mil serão reservados para cidadãos da Guatemala, El Salvador e Honduras para “expandir as avenidas legais de oportunidades nos Estados Unidos. “

Mas qual é o processo para solicitar este visto e quem se qualifica? Aqui, explicamos as etapas para obter um visto H-2B.

Requisitos para empregadores

O peticionário ou empregador deve demonstrar que não há trabalhadores americanos suficientes “treinados, dispostos, disponíveis e qualificados para fazer o trabalho temporário”.

Empregar trabalhadores sob o visto H-2B não deve afetar adversamente os trabalhadores americanos empregados em empregos semelhantes, e o trabalho dos candidatos a trabalhadores deve ser temporário por natureza. O USCIS considera trabalho temporário se:

  • Acontece apenas uma vez: um peticionário argumenta que a necessidade ocorre apenas uma vez e mostra que não contratou trabalhadores anteriormente para realizar o serviço e não precisará deles no futuro, ou que se trata de uma situação de emprego permanente, mas que um evento temporário ou a curta duração criou a necessidade de um trabalhador temporário.
  • É sazonal: o serviço ou emprego para o qual procura trabalhadores está relacionado por um evento ou padrão de eventos de natureza recorrente.

Em termos gerais, o processo de inscrição para o programa H2-B é o seguinte:

  • O peticionário apresenta um pedido de Certificação de Trabalho Temporário para Trabalho Estrangeiro junto ao Departamento de Trabalho.
  • O peticionário deve apresentar um formulário específico junto ao USCIS.
  • Candidatos a trabalhadores fora dos EUA precisarão se inscrever para o visto H-2B em uma embaixada ou consulado dos EUA no exterior e, em seguida, solicitar a admissão em um porto de entrada. Eles devem trazer um passaporte válido, um número de petição válido (encontrado na oferta de trabalho) e comprovante de pagamento do pedido de visto de US$ 190 para a entrevista.

Por quanto tempo posso trabalhar nos EUA com um visto H2-B?

O período máximo de permanência é de 3 anos. Após 3 anos, os destinatários de vistos H-2B devem deixar os Estados Unidos por um período de 3 meses ininterruptos antes de solicitar a readmissão com o mesmo tipo de visto.

Vista do Capitólio, em Washington
Vista do Capitólio, em Washington
Foto: Erin Scott/Reuters

O visto H-2B é concedido pelo período de um ano, embora possam ser solicitadas duas prorrogações de até um ano cada. A solicitação de extensão deve ser enviada antes do vencimento e os trabalhadores podem permanecer nos EUA durante o processo de extensão.

Os trabalhadores que recebem a prorrogação não precisam solicitar um novo visto, desde que não saiam dos Estados Unidos, e caso retornem ao seu país de origem, devem solicitar um novo visto antes de reingressar em países da América do Norte.

Posso trazer minha família para os EUA?

Sim. Um trabalhador com visto H-2B pode trazer seu cônjuge ou filhos solteiros com menos de 21 anos de idade na classificação H-4. No entanto, os membros da família não são elegíveis para trabalhar nos EUA.

Países elegíveis para vistos H-2B

Estes são os países latino-americanos qualificados para participar do programa H-2B em 2021:

  • Argentina
  • Brasil
  • Chile
  • Colômbia
  • Costa Rica
  • Equador
  • El Salvador
  • Guatemala
  • Honduras
  • México
  • Nicarágua
  • Panamá
  • Peru
  • Uruguai

(Esse texto é uma tradução. Para ler o original, em espanhol, clique aqui)

Mais Recentes da CNN