Contratação de estagiários aumenta 8,3% entre janeiro e julho, diz CIEE

Expectativa para o segundo semestre é de abertura de mais vagas em todo país; vacinação de jovens aumenta a confiança dos empregadores

Programas de estágio e trainee
Programas de estágio e trainee Foto: You X Ventures/Unsplash

Beatriz Puenteda CNN

No Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A contratação de estagiários, entre janeiro e julho de 2021, cresceu 8,3% em comparação ao mesmo período em 2020, segundo o levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Em agosto deste ano, a entidade chegou aos 203 mil estagiários e aprendizes ativos.

As cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Goiânia e Salvador são as que registraram maiores oportunidades aos que estão começando no mercado de trabalho. Segundo o CIEE, em todo o Brasil, as áreas com mais oportunidades são: administração, direito, comunicação social, ciências contábeis e enfermagem.

O estado do Rio de Janeiro apresentou 90% de aumento no número de vagas nos últimos três meses e uma alta de 10,5% em oferta de programa de estágios no primeiro semestre de 2021. Os dados são em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos últimos três meses, a demanda aumentou principalmente para os estudantes da área de saúde (224%), direito (195%) e educação (192%).

Em junho foram 29 mil vagas abertas em todo o país, o que não acontecia desde março de 2020, quando a empregabilidade dos jovens foi impactada pela pandemia do novo coronavírus. De janeiro a julho de 2020, foram cerca de 98 mil vagas de estágio, já este ano foram contabilizadas mais de 105 oportunidades. Segundo o CIEE, nos meses de maio, junho e julho, é possível observar um crescimento constante. No comparativo entre maio e julho, as contratações cresceram 37,19%.

Para o segundo semestre, a expectativa é de crescimento econômico e abertura de novas vagas para estagiário. A vacinação dos mais jovens também ajuda a aumentar a confiança nesse setor. “A vacinação acelerada deve ajudar no setor de serviços, que é um dos que mais contratam estagiários e aprendizes. “, afirmou Paulo Pimenta, superintendente do CIEE/Rio.

*Sob supervisão de Thayana Araújo

Mais Recentes da CNN