De olho em novos investidores, B3 lança 6 cursos sobre o mercado financeiro

Conteúdo oferecido pela bolsa de valores está disponível online e o acesso é gratuito

B3 oferece cursos online sobre o mercado financeiro
B3 oferece cursos online sobre o mercado financeiro Reprodução/Divulgação/B3

Cleber Souzado CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

A bolsa de valores brasileira, a B3, lançou nesta quarta-feira (13) seis cursos de capacitação para incentivar e auxiliar os investidores, especialmente os novos entrantes no mercado de ações.

De acordo com a B3, no primeiro semestre de 2021 o número de investidores cresceu 43% em relação ao mesmo período de 2020, totalizando em junho 3,8 milhões de pessoas físicas cadastradas.

Disponíveis no HUB de Educação Financeira da B3, as aulas são gratuitas.

Apesar de a região Sudeste do país concentrar o maior número de investidores, levantamento da B3 mostra que as demais regiões têm apresentado maior aumento relativo na comparação entre 2018 e 2021. As regiões Norte e Nordeste cresceram 575% e 486%, respectivamente, nos últimos três anos.

Confira os cursos oferecidos:

Mercado de ações no Brasil

O mais teórico e inicial dos cursos. Mostra a história da B3 e os termos do mercado.

Aprendendo a ser trader

Série de vídeos que explicam os conceitos sobre retornos no curto prazo e o básico de uma plataforma de negociação.

Como fazer análises de investimentos

Mostra os momentos certos de comprar e vender ativos na bolsa apontando como avaliar o contexto de uma análise de investimentos, desde a gestão de capital até o acompanhamento dos fluxos de compra e venda.

Análise técnica

Apresenta os fundamentos sobre o que é uma análise gráfica e uma escala de preços e como essa estratégia é adotada na hora de investir.

Bem-vindo ao mercado futuro

Ensina como negociar contratos de compra e venda de produtos que só serão realizados no futuro.

Segundo a B3, é um curso feito especialmente para mulheres investidoras. Além do mercado futuro, aborda-se sobre minicontratos.

Pesquisa da B3 mostra que mulheres fazem o primeiro aporte na bolsa com ticket mediano superior ao dos homens, sendo R$ 481 contra R$ 303. Também registra-se um crescimento relevante da participação de mulheres em BDRs, que hoje representam 25%. Em 2019, elas eram 18% do total de investidores.

Descubra as estratégias para operar

Voltado para investidores não totalmente iniciantes. Amplia os termos mais profissionais como swing trade, call ratio, hedge, fence, bullet e fibonacci.

Mais Recentes da CNN