“Decisão comprova a qualidade da carne brasileira”, diz ministra da Agricultura

Em conversa com a CNN, Tereza Cristina ressaltou que agora os canais do comércio foram retomados

Produção de carne bovina
Produção de carne bovina Reuters

Gustavo Uribeda CNN

de Brasília

Ouvir notícia

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, comemorou nesta quarta-feira (15) a decisão do governo chinês de derrubar o embargo da carne bovina brasileira.

À CNN, a ministra disse que o fim da suspensão comprova a qualidade da carne brasileira.

“O governo brasileiro fica satisfeito, porque comprova o reconhecimento da qualidade da carne brasileira. A notícia tranquiliza e mostra a qualidade da carne brasileira”, disse.

Segundo a ministra, a decisão é resultado tanto do trabalho da secretaria de defesa agropecuária quanto da secretaria de comércio internacional, ambas do Ministério da Agricultura.

“Agora, os canais de comércio voltam ao normal”, ressaltou.

O analista de política Gustavo Uribe antecipou na manhã desta quarta-feira (15) que a China derrubou o embargo à carne bovina brasileira.

A assessoria de imprensa da pasta informou que não tem detalhes da decisão do governo chinês, mas especificou que foi informada de que as exportações ao país asiático voltaram ao normal, com a certificação e embarque da proteína animal.

O embargo à carne brasileira já se estendia há mais de três meses e causou impactos no setor agropecuário, já que a China é o principal mercado da carne brasileira.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), o volume de exportações de carne bovina brasileira caiu 43% no mês de outubro quando comparado ao mesmo período de 2020.

Mais Recentes da CNN