É oneroso elevar ainda mais a Selic, mas não há alternativa, diz economista

Gesner Oliveira, professor e economista da FGV, afirmou que a expectativa é de que a taxa básica de juros tenha elevação acima de 1 p.p

Do CNN Brasil Business

Ouvir notícia

O economista e professor da FGV Gesner Oliveira concedeu entrevista à CNN, neste domingo (24), e afirmou que é oneroso elevar ainda mais a taxa de juros, mas na atual circunstância não há outra alternativa para controlar a inflação.

O professor disse que apesar de ser uma arma importante para conter a disparada dos preços, ela não é muito eficiente neste momento pois existem problemas de oferta no mercado, e a Selic mais alta vai frear a demanda e, consequentemente, a inflação.

Vale ressaltar que o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne na quarta-feira (27) para revisar a taxa Selic.

“A expectativa original era de elevar a Selic em 1 ponto percentual, mas com os acontecimentos da última semana existem grandes chances de a alta ser um pouco maior”, afirmou.

Oliveira disse que já na segunda-feira (25) devemos ver as expectativas inflacionárias aumentando. Com isso, ele considera o risco do não cumprimento da meta para o ano que vem cada vez maior.

Por fim, o economista analisou que a agenda econômica, fiscal e reformista perdeu espaço para a genda política e eleitoral do governo.

“Nenhum ministro da Economia anterior entrou em um governo tão forte como o ministro Paulo Guedes, mas seu poder vem diminuindo”, observou.

“Ele perdeu a batalha pela manutenção do teto de gastos e o quadro atual de prioridade do governo não é mais o de promover reformas”, disse.

Mais Recentes da CNN