“É uma recuperação de certa forma anêmica”, diz economista

Em entrevista à CNN, Sérgio Vale, economista-chefe da MB Associados, afirmou que Brasil retoma economia em ritmo mais lento que outros países

Produzido por Juliana Alvesda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, o economista-chefe da MB Associados Sérgio Vale afirmou que a recuperação econômica da pandemia de Covid-19 no Brasil é, de certa forma, “anêmica”. De acordo com o especialista, o “mundo está crescendo em um ritmo melhor” do que o nosso país.

“Ano que vem, a sinalização é que o mundo vai crescer em um ritmo ainda mais forte que o Brasil”, disse o economista.

Segundo Vale, a nação brasileira também passa pelo processo de estagflação, que caracteriza o cenário de uma inflação elevada e sem crescimento econômico. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), por exemplo, foi de 1,16% em setembro ante 0,87% no mês anterior, número que é o maior para o mês desde 1994.

“É uma economia que está ainda muito fraca, com uma recuperação muito lenta, e acompanhada dessa inflação significativa que estamos tendo agora”, afirmou Vale.

Reformas

O economista também disse à CNN que “o caminho das reformas no Brasil hoje está todo errado”. Dois exemplos citados por ele são a reforma do Imposto de Renda e a reforma administrativa.

“Faria mais sentido nesse momento o governo focar os esforços em manter um controle mais restrito dos gastos para o ano que vem e deixar reformas que são muito sensíveis e difíceis talvez mais para frente.”

Mais Recentes da CNN