Economia prepara decreto para rebatizar Fazenda e integrar Orçamento e Tesouro

A CNN teve acesso a detalhes da proposta

Renata Agostinida CNN

Ouvir notícia

 

 

O Ministério da Economia planeja rebatizar a atual Secretaria Especial de Fazenda e integrar as secretarias do Orçamento Federal e do Tesouro Nacional, que estão sob seu guarda-chuva. Um decreto já foi formulado para subsidiar a alteração e tramita ainda dentro do governo.

A CNN teve acesso a detalhes da proposta. O plano inclui transformar a Secretaria da Fazenda em “Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento”. O objetivo é promover “maior integração” entre as duas secretarias e “melhorar a comunicação em diversas dimensões (dentro do governo, com parlamento, com o mercado e com a sociedade)”.

 

Integrantes da cúpula da Economia dizem que não se trata de uma fusão, já que as secretarias seguiram existindo com seus respectivos secretários – hoje a Secretaria do Orçamento Federal é comandada por Ariosto Antunes Culau e a do Tesouro Nacional, por Jeferson Bittencourt.

As equipes, no entanto, terão de trabalhar juntas a partir da mudança. A avaliação é que hoje há ruído em respostas que são dadas pelas duas unidades, que por vezes têm posições conflitantes.A proposta surgiu com a chegada de Bruno Funchal ao posto de secretário especial de Fazenda.

Ele substituiu Waldery Rodrigues no cargo em maio. O plano recebeu aval de Paulo Guedes e o texto do decreto para subsidiar as alterações ficou pronto e tramita no governo. Havia expectativa de integrantes da equipe econômica que a alteração, inclusive, já tivesse sido feita a esta altura.

Auxiliares de Paulo Guedes ouvidos pela CNN dizem ainda que, se o movimento for concretizado, ajudará ainda a blindar a pasta para futuras pressões que levem ao desmembramento de mais uma área do Ministério da Economia.

Após o anúncio por Jair Bolsonaro da recriação do Ministério do Trabalho há receio de que novos pedidos por parte da classe política tenham como alvo a estrutura hoje sob comando de Guedes. Um dos movimentos seria o ressurgimento justamente do Ministério do Planejamento.

A nova secretaria especial do Tesouro e Orçamento dificultaria um pouco mais o desmembramento de parte do superministério, e a recriação do Planejamento. Originalmente, a secretaria do orçamento era subordinada ao Planejamento, já o Tesouro era ligado ao antigo ministério da Fazenda.

Ministério da Economia
Prédio do Ministério da Economia, em Brasília
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

Mais Recentes da CNN