Faturamento de 59% dos pequenos negócios em SP não supera gastos, diz Sebrae

Pesquisa do Sebrae-SP mostra que 40% das MPEs têm receita igual aos custos e 19% ganham menos do que gastam

40% das MPEs apresentam faturamento igual aos custos e 19% ganham menos do que gastam
40% das MPEs apresentam faturamento igual aos custos e 19% ganham menos do que gastam Foto: LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚ

Pedro Zanattado CNN Brasil Business

Em São Paulo

Ouvir notícia

As receitas de 59% das micro e pequenas empresas (MPEs) em São Paulo apenas cobrem os custos do mês ou nem chegam a isso, segundo pesquisa do Sebrae-SP, divulgada nesta quarta-feira (9). A maioria tem faturamento igual ou menor do que seus gastos mensais.

Entre as empresas consultadas, 40% apresentam faturamento igual aos custos e 19% ganham menos do que gastam. A pesquisa aponta que 37% afirmam ter faturamento acima dos custos e 4% não sabem informar.

Essa situação está diretamente relacionada com o nível de faturamento das MPEs, uma vez que 46% relatam que esse indicador está abaixo do período anterior à pandemia, 24% conseguem apenas manter-se no mesmo patamar e 22% declaram estar com receita maior na mesma comparação.

Com relação ao futuro, o levantamento mostra que a expectativa das empresas é positiva. Para 75% dos pequenos negócios as receitas devem voltar ao normal em até um ano. Entre as MPEs 54% têm a expectativa de que a economia se estabilize no mesmo prazo.

A pesquisa revelou ainda que 42% dos negócios têm alguma dívida, sendo que 12% deles estão com o pagamento desses compromissos atrasado. As obrigações não honradas no prazo são principalmente empréstimos e financiamentos (para 53% das MPEs com dívidas atrasadas) e impostos (47%). A solução para sair dessa situação passa basicamente por negociar o parcelamento do pagamento, opção apontada por 49% das empresas.

Crédito trouxe fôlego na pandemia

Um dos pontos mais sensíveis no dia a dia dos negócios, o crédito tem sido responsável por dar fôlego para as empresas atravessarem a pandemia. Segundo a pesquisa, 34% das MPEs buscaram empréstimo em 2021, porém destas, 19% conseguiram e 15%, não. Já 22% dos pequenos negócios afirmaram que pretendem buscar recursos desse tipo este ano, 60% não pensam nisso e 18% não sabem se vão recorrer a esse expediente.

Mais Recentes da CNN