Empresas europeias ameaçam boicote ao Brasil pelo aumento do desmatamento

Empresários europeus enviaram uma carta aberta ao Congresso brasileiro na qual ameaçam interromper a compra de alimentos se for levado adiante o PL 510

Denise Odorissi, da CNN, em Londres

Ouvir notícia

Um grupo formado de 39 grandes varejistas, atacadistas, distribuidores e importadores europeus enviou uma carta aberta ao Congresso brasileiro ameaçando interromper a compra de alimentos do Brasil se for levado adiante o PL (Projeto de Lei) 510, que trata da regularização fundiária de áreas da União. 

As empresas apontam que o crescente desmatamento, a redução das verbas para os órgãos ambientais e o projeto de lei em questão contradizem os compromissos assumidos por Jair Bolsonaro (sem partido) na Cúpula do Clima convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em abril. 

Os empresários também exprimiram a preocupação de não conseguirem garantir a origem de produtos importados do Brasil aos clientes devido a esses danos ambientais. Dessa forma, eles afirmam que há a possibilidade da revisão da cadeia de abastecimento caso a PL 510 seja aprovada. 

À CNN, a assessoria da presidência do Senado informou que o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), só irá avaliar se o projeto será ou não pautado após uma ampla discussão com a sociedade em audiências públicas.

Imagens de um acampamento de desmatamento ilegal encontrado
Imagens de um acampamento de desmatamento ilegal
Foto: Divulgação/PF

Mais Recentes da CNN