Entenda como a alta do juro básico influencia no bolso e nos investimentos

O BC subiu a Selic pela terceira vez seguida nesta semana

Fernanda Pinotti, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou, mais uma vez, 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, que passou de 3,5% ao ano para 4,25% a.a. nesta semana. Trata-se da terceira alta consecutiva desde o início do movimento de alta dos juros, em março. Esse movimento do BC é uma resposta à escalada da inflação, que já ultrapassa o teto da meta estabelecida para este ano. Mas como isso afeta o bolso dos consumidores e os investimentos?

“Com a alta dos juros, o BC dá uma contraída na liquidez existente no mercado. Em outras palavras, alguns papéis vão ficar mais baratos, o que significa que o retorno das aplicações associadas a taxa Selic e a títulos públicos podem dar um retorno um pouco maior, mas não muito maior, afinal, foi uma alta de 0,75 ponto”, explica Felippe Serigati, economista da Fundação Getulio Vargas (FGV), em entrevista à CNN neste domingo (20). 

 

A tendência, como a autoridade monetária já sinalizou, é que esse movimento de alta continue nas próximas reuniões. Isso porque o BC tem que entregar em 2021 uma inflação de 3,75%. Segundo o boletim Focus, que reúne as previsões do mercado financeiro, porém, a inflação deve chegar a 5,8% em dezembro, ou seja, bem acima da meta.

Investimentos

Segundo Serigati, o impacto da política monetária nos imvestimentos depende muito do tipo de linha que a pessoa física escolhe. “Nas linhas relacionadas ao crédito oficial, o impacto naturalmente é menor. É importante entendermos que, o custo de captação para os bancos vai ficar mais elevado, logo, isso vai ser passado para a taxa final”, diz. “Mas isso não é um efeito colateral, mas a política monetária em funcionamento.

Dentre os investimentos que podem ficar mais interessantes com a alta dos juros, o economista cita os ligados a títulos públicos, que, no Brasil são a grande maioria. “Fundo DI, CDB, toda essa turminha de papéis lastreados em títulos públicos tendem a oferecer retorno maior.

Porcentagem juros inflação dinheiro investimentos
Foto: Getty Images/tommy

 

*Supervisionada por Elis Franco / Texto publicado por Ligia Tuon

Mais Recentes da CNN