Entenda como Wall Street está tentando controlar a multidão enfurecida do Reddit

A guerra entre grandes bancos e pequenos investidores continua nos Estados Unidos

Sede da Reddit, nos Estados Unidos / Foto: Divulgação/Reddit

Julia Horowitz,

do CNN Business

Ouvir notícia

Fundos de hedge, banqueiros de investimentos e outros investidores profissionais estão desesperados para descobrir qual será a próxima GameStop antes que seja tarde demais.

É por isso que a Thinknum Alternative Data construiu e lançou à toque de caixa uma ferramenta que fornece a seus clientes de fundos de hedge e bancos de investimento uma classificação das ações mais mencionadas no popular fórum WallStreetBets, da rede social Reddit, bem como a página principal de “Stocks” (Ações), da rede.

A ferramenta oferece aos investidores sofisticados uma maneira de evitar a explosão de seus shorts – e a opção de apostar junto com os investidores de varejo.

“A quantidade de consultas de pessoas perguntando sobre o conjunto de dados foi insana”, relatou Justin Zhen, cofundador e presidente da Thinknum. “Nunca vi nada assim”.

A ferramenta da Thinknum mostra a rapidez com que Wall Street está se adaptando a esse novo fenômeno, garantindo que os investidores tradicionais mantenham o controle, mesmo quando os operadores do Reddit tentam obter vantagem em sua luta contra o sistema.

É bom lembrar que alguns fundos de hedge que apostam contra a GameStop, a rede de salas de cinema AMC Entertainment e outras ações populares na mídia social foram esmagados pela alta impulsionada pelo Reddit.

Os ganhos causaram um imenso short-squeeze, ou o movimento repentino de forte alta de uma ação, forçando aqueles que apostaram contra ela a comprar as ações de volta para evitar perdas ainda maiores.

“Todo mundo está dizendo, ‘Preciso rastrear o Reddit’, que agora se tornou um dos motores mais importantes do movimento do mercado”, afirmou Zhen.

A Thinknum não está sozinha. As consultorias Nomura e Wolfe Research lançaram recentemente a cesta Wolfe Retail Red Alert. A ferramenta analisa Fidelity, Reddit e outras fontes de fluxos de negociação de investidores do varejo para monitorar menções e atividades de negociação.

Enquanto isso, as ações da GameStop despencaram 60% na terça-feira (2), enquanto as ações da AMC Entertainment perderam 41%. Mesmo assim, o tumulto pode não ter acabado.

Na própria terça-feira (2), o investidor Mark Cuban pediu aos membros da comunidade WallStreetBets que mantivessem seus olhos no prêmio.

“Eu sei que vocês vão odiar ouvir isso, mas quanto mais baixa [a ação da GameStop] for, mais poderoso o WSB pode ficar para comprar as ações novamente”, escreveu ele em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit.

Mais Recentes da CNN