Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas dos EUA fecham em campo misto com indicação de Powell para o Fed

    Títulos norte-americanos com vencimento para dez anos tiveram rendimento de quase 6%

    Touro de Wall Street em Manhattan, Nova York
    Touro de Wall Street em Manhattan, Nova York REUTERS/Carlo Allegri

    Artur Nicocelida CNN*

    São Paulo

    Ouvir notícia

    As bolsas norte-americanas encerraram em campo misto com a notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, indicou Jerome Powell para o segundo mandato como presidente do Fed (Federal Reserve, Banco Central dos EUA).

    O Dow Jones subiu 0,05%, aos 35.619 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,32%, aos 4.682 pontos e o Nasdaq caiu 1,26%, aos 15.854 pontos.

    O principal índice de tecnologia norte-americano recuou refletindo as ações da Rivian, que tombaram mais de 10%, após a Ford cancelar planos de desenvolver veículos elétricos com a companhia e também os títulos norte-americanos com vencimento para dez anos que tiveram rendimento de quase 6%.

    “Os investidores parecem estar mudando de ações de tecnologia com altas avaliações para setores economicamente sensíveis à medida que a recuperação continua”, disse Stephanie Link, estrategista-chefe de investimentos e gerente de portfólio da Hightower Advisors, em entrevista ao The Wall Street Journal.

    Powell e o Fed

    A escolha de quem iria comandar a instituição durante um período em que se espera que o Bacen desfaça medidas de estímulo deixava os investidores apreensivos. O Fed informou em 3 de novembro que começará a reduzir suas compras mensais de títulos em novembro e tem planos de encerrá-las em 2022, mas segue com a opinião de que a inflação alta será “transitória” e provavelmente não exigirá um aumento rápido dos juros.

    A inflação dos preços ao consumidor nos Estados Unidos subiu novamente em outubro – quando foi divulgado o último dado, e já acumula em 12 meses a maior alta dos últimos 30 anos. Os preços subiram 6,2%, informou o Bureau Of Labor Statistics (equivalente ao IBGE nos EUA).

    Quem disputava a cadeira com Powell era a governadora e ex-subsecretária do Tesouro dos Estados Unidos para assuntos Internacionais, Lael Brainard. Ela será indicada para a vice-presidência do Fed, informou a Casa Branca.

    Outro ponto de destaque para os principais índices do país são os fortes lucros corporativos que impulsionaram as carteiras perto da máxima histórica. Das cerca de 480 empresas do S&P 500, 82% superaram as previsões de lucros dos analistas, de acordo com a FactSet.

    Segundo o The Wall Street Journal, “os investidores em geral esperam mais ganhos de mercado à medida que a economia continua sua recuperação. Alguns, no entanto, estão se preparando para um aumento na volatilidade, à medida que os bancos centrais em todo o mundo se preparam para responder à inflação mais alta, aumentando os custos dos empréstimos.”

    *Com informações da Reuters

    Mais Recentes da CNN