Euforia no mercado é passageira ou mudança de direção?
Na terça-feira, a bolsa teve sua maior alta em um único dia desde o começo do ano

Nesta terça-feira (25), tivemos no Brasil o chamado ‘bull market’. A bolsa teve sua maior alta em um único dia desde o começo do ano, ficando acima dos 120 mil pontos, ao mesmo tempo em que o dólar derreteu 2,23%, fechando em R$ 5,26.
A bolsa americana teve o mesmo caminho e fechou em um ótimo dia.
Mas ainda persiste a dúvida se o que aconteceu pelos mercados nesta terça representa, de fato, uma virada de chave. Ou foi apenas uma oportunidade para comprar barato o que deveria estar mais caro.
A fala do presidente da Câmara, Arthur Lira, ajudou a dar essa empurrada para cima, ao dizer que não vai permitir o descarrilhamento da democracia nem da responsabilidade das contas públicas.
Contudo, o empurrão mais forte veio de fora. Primeiro com as notícias sobre a aprovação definitiva da vacina da Pfizer, que gerou uma onda de alívio e uma expectativa do avanço da vacinação. Segundo por conta dos investimentos estrangeiros.
Ainda não dá para dizer se esse ritmo bom – de alta da bolsa e queda do dólar – vai se manter. Mas se ficar no patamar de R$ 5,00, já seria bom de mais. Vale lembrar que torcida vale, mas ilusão, custa caro.
Nesta quarta-feira (25) tem IPCA-15, com expectativa de 0,85% para cima, índice pressionado por combustíveis e energia elétrica.
Não podemos esquecer da reforma tributária, que continua pendente. Aparentemente, a reforma do Imposto de Renda perdeu força, com a pressão contra vinda de vários setores. Mas ainda há alguns personagens dessa história que têm a expectativa de ela possa ser colocada em votação na próxima semana.
Outro tema que ainda ronda Brasília é a PEC dos Precatórios.
Além do IPCA, a agenda de quarta-feira pode incluir o julgamento do STF sobre a autonomia do Banco Central. Tudo indica que se mantém a decisão pela autonomia.
Espera-se também os dados sobre a arrecadação tributária de julho, que pode ser feita pelo próprio ministro Paulo Guedes.
Neste episódio do podcast Abertura de Mercado, a comentarista de economia da CNN Thais Herédia ouve especialistas sobre esses e outros temas que mexem com a economia e influenciam o mercado.
Conheça os podcasts da CNN Brasil
E Tem Mais
Abertura de Mercado
Horário de Brasília
CNN Mundo
Alma do Negócio
Entre Vozes
5 Fatos
Na Palma da Mari
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
*Publicado por Ana Carolina Nunes