Febre do hard seltzer, bebida que desafia cerveja, pode estar perto do fim

O aviso vem da Boston Beer, criadora da Truly Hard Seltzer, que disse que a popularidade da bebida de baixa caloria diminuiu em 2021

Foto: Richard B. Levine/Sipa USA/Reuters

Jordan Valinsky, do CNN Business*

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O crescimento da outrora imparável hard seltzer, água com gás alcoólica que virou moda nos EUA e chegou ao Brasil, estagnou. Esse aviso vem da Boston Beer, criadora da Truly Hard Seltzer, que disse que a popularidade da bebida de baixa caloria diminuiu.

Fundador da companhia, Jim Koch disse que “a categoria e a indústria geral da cerveja foram mais frágeis do que havíamos previsto”. Ele acrescentou que a chegada aparentemente interminável de novas marcas de hard seltzer está causando “confusão ao consumidor” e menos pessoas estão experimentando a bebida.

As ações da empresa despencaram 25% nas negociações da tarde de sexta-feira (23), depois que os lucros da empresa no segundo trimestre ficaram abaixo das expectativas dos analistas na quinta-feira. A Boston Beer tem regularmente superado as expectativas de lucros dos analistas nos últimos anos devido à força de vendas da Truly, de modo que os resultados fracos foram um choque.

O CEO Dave Burwick disse em um comunicado que a empresa “superestimou o crescimento da categoria no segundo trimestre e a demanda por Truly, o que impactou negativamente o volume e o lucro para o trimestre e sd estimativas para o restante do ano.”

A queda nas vendas de Truly vem na sequência de sua maior campanha de marketing de todos os tempos, com a estrela pop Dua Lipa. A empresa confiou no poder da estrela para competir com a White Claw, a perene líder de mercado na categoria. Juntas, as duas marcas conquistam cerca de 75% do mercado de hard seltzer, de acordo com a Nielsen.

A marca Truly conquistou participação no mercado nos últimos 12 meses e agora fica atrás da White Claw por menos de 10%, em comparação com mais de 20% no ano passado, “graças às inovações de sabores mais fortes e impactantes que estão ajudando a alcançar novos consumidores negros e hispânicos para expandir a penetração doméstica”, disse Laurent Grandet, analista da Guggenheim Securities.

Grandet continua otimista com os papéis da Boston Beer, apesar das vendas da categoria desacelerarem “mais rapidamente do que o esperado”. Ele escreveu em uma nota que a bebida “ainda é um segmento que está crescendo mais rápido do que qualquer outro” porque os clientes ainda preferem a bebida de baixa caloria como alternativa à cerveja.

O portfólio de sabores da Truly cresceu para quase 30, variando de chá gelado a ponche de frutas.

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