Financiamento ou consórcio: descubra a melhor modalidade para cada situação

É sempre importante fazer uma avaliação antes de comprometer o orçamento

Podcast O Que Eu Faço?
Podcast O Que Eu Faço? Foto: CNN Brasil

Do CNN Brasil Business

Ouvir notícia

A despeito da pandemia, o ano de 2020 bateu recordes, e agora é considerado o boom imobiliário brasileiro, de acordo com dados levantados pela Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).

Dos mais de 400 mil imóveis adquiridos, não é difícil deduzir que nem todos eles foram pagos à vista. É comum recorrer a recursos como financiamentos e consórcios na hora de comprar a casa própria ou até um carro, e a escolha entre esses dois recursos varia de acordo com a urgência do comprador e com o quanto ele está disposto a gastar.

Nos dois casos, é sempre importante fazer uma avaliação antes de comprometer o orçamento, afirma o superintendente de Produtos de Consórcios do Santander, Vagner Rodrigues. “Se você começa um compromisso em que a situação já está tensionada, você já começa apertado. É uma decisão que pode no futuro gerar um prejuízo”.

Neste episódio do O que Eu Faço?, Fernando Nakagawa e Luciana Barreto conversam com o especialista do Santander para entender as diferenças e benefícios do financiamento e do consórcio. Ele explica qual é mais adequado para cada perfil de comprador e como é possível aproveitar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) na hora de fechar o negócio. 

Mais Recentes da CNN