Foxconn vai investir US$ 8 bilhões em carros elétricos na Indonésia

País com maior produção de níquel tem plano ambicioso para processar o minério usado em baterias de lítio

Linha de produção de fabricante de baterias para veículos elétricos
Linha de produção de fabricante de baterias para veículos elétricos REUTERS/Aly Song

Stefanno Sulaimanda Reuters

Por Stefanno Sulaiman, da Reuters

Ouvir notícia

A Foxconn, de Taiwan, lançará um investimento de US$ 8 bilhões na Indonésia neste ano para fabricar veículos elétricos (EVs) e baterias, disse um ministro indonésio nesta quarta-feira (9).

A montadora do iPhone terá uma fábrica numa zona industrial em Java Central para fabricar células de bateria, precursores de cátodos e peças de reposição, além dos veículos, disse o ministro do Investimento Bahlil Lahadalia em um fórum.

A Foxconn não respondeu imediatamente a um pedido da Reuters para comentar o investimento.

A Indonésia vem tentando cortejar o investimento da Foxconn há anos, mas um acordo anterior em 2015 fracassou. “O (investimento) da Foxconn não aconteceu porque ela havia pedido incentivo fiscal e terrenos. Então, recebi ordens do presidente para encontrar uma maneira de obter”, disse Bahli

“Agora o governo forneceu terrenos baratos em uma zona industrial… perto de uma estrada com pedágio e ferrovia”, acrescentou.

A Indonésia, maior produtora de níquel, tem plano ambicioso para processar seus ricos suprimentos de minério de níquel usado em baterias de lítio e, eventualmente, de se tornar um centro global de produção e exportação de veículos elétricos.

Mais Recentes da CNN