Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    França reduz previsão de crescimento econômico para 5% por Covid-19

    3º bloqueio para enfrentar o coronavírus levou a uma revisão para baixo na previsão anterior do governo de crescimento de 6%

    Foto: Benoit Tessier - 20.mar.2020/ Reuters

    Sarah White, da Reuters

    Ouvir notícia

    A economia francesa se expandirá 5% em 2021, disse o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, em entrevista a um jornal, já que um terceiro bloqueio para enfrentar a pandemia do coronavírus levou a uma revisão para baixo na previsão anterior do governo de crescimento de 6%.

    A nova previsão é prudente, disse Le Maire em comentários publicados no domingo no Le Journal Du Dimanche (JDD).

    “Nossos fundamentos são sólidos; seremos capazes de nos recuperar”, disse Le Maire.

    Escolas francesas e lojas não essenciais, como redes de roupas, serão fechadas por quatro semanas, depois que os casos de Covid-19 aumentaram nas últimas semanas, aumentando o número de pacientes em unidades de terapia intensiva.

    Bares e restaurantes já estão fechados há meses, enquanto as viagens turísticas estão paralisadas, embora, ao contrário de quando a França entrou em seu primeiro bloqueio nacional há um ano, as obras de construção e manufatura estão entre as áreas de negócios ainda em movimento.

    Como muitos países da Europa, a França investiu bilhões de euros para apoiar empresas em dificuldades com empréstimos apoiados pelo Estado, ajuda com aluguéis e esquemas de desemprego parcial.

    As últimas restrições forçarão cerca de 150.000 empresas a fechar temporariamente, e as medidas de ajuda em abril custarão 11 bilhões de euros, disse o Ministério das Finanças.

    Le Maire pediu repetidamente à União Europeia que acelere a ratificação e implementação de seu plano de estímulo econômico de 750 bilhões de euros.

    Ele disse ao JDD que agora é improvável que a França receba o desembolso de 5 bilhões de euros desse esquema em julho, conforme planejado, devido a atrasos.

    A França tem seu próprio programa de reinicialização econômica de 100 bilhões de euros e planeja gastar cerca de metade desse orçamento até o final do ano, disse Le Maire.

    Tópicos

    Tópicos

    Mais Recentes da CNN