General Ferreira pede exoneração do cargo de diretor-geral da Itaipu

João Francisco Ferreira estava no cargo desde abril de 2021; almirante Risden Junior será o sucessor

Reprodução/Itaipu/Rubens Fraulini

Ingrid Oliveirada CNN

São Paulo

Ouvir notícia

O general João Francisco Ferreira pediu exoneração da diretoria-geral da Itaipu Binacional, nesta terça-feira (25) alegando razões pessoais. O comunicado foi feito por uma nota à imprensa da companhia. Ela será substituído no cargo pelo almirante Anatalício Risden Junior.

Diretor desde abril de 2021, quando foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e substituiu o general Joaquim Silva e Luna, o general João Ferreira aproveitou a nota de despedida para agradecer o comprometimento dos parceiros da usina e defender os feitos durante o período de sua gestão.

Risen Junior será o quinto militar a ocupar o cargo. O primeiro foi o general José Costa Cavalcanti (1974-1985); o segundo, o general-de-brigada Ney Aminthas de Barros Braga (1985-1990); e o terceiro, o general Joaquim Silva e Luna (2019-2021), antecessor de Ferreira.

O Ministério de Minas e Energia confirmou a indicação do almirante Anatalício Risden Junior para o cargo de diretor-geral brasileiro de Itaipu. “Ele atualmente ocupa o cargo de diretor financeiro executivo da binacional”, diz a nota.

 

Mais Recentes da CNN