Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Gigante de metais da Rússia escapa de sanções

    Até agora, os EUA e seus aliados não impuseram sanções à MMC Norilsk Nickel da Rússia

    MMC Norilsk Nickel: Mineradora é responsável por cerca de 5% da produção anual mundial de níquel
    MMC Norilsk Nickel: Mineradora é responsável por cerca de 5% da produção anual mundial de níquel Dominik Vanyi/Unsplash

    Dow Jones Newswires, do Estadão Conteúdo

    Ouvir notícia

    Até agora, os EUA e seus aliados não impuseram sanções à MMC Norilsk Nickel da Rússia.

    A mineradora é responsável por cerca de 5% da produção anual mundial de níquel, um componente de baterias de veículos elétricos, e cerca de 40% de paládio, que vai para conversores catalíticos e semicondutores.

    O preço desses metais disparou desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em meio a preocupações de que sanções ocidentais ou dificuldades logísticas decorrentes do conflito possam sufocar os suprimentos.

    Na sexta-feira (4), o níquel foi negociado em seu nível mais alto em uma década e subiu 37% até agora este ano. O paládio aumentou cerca de 57% no ano.

    Apesar da alta nos preços dos metais, o preço das ações da Nornickel — como o de outras empresas russas de commodities — caiu 17% até agora este ano.

    A queda provavelmente será mais severa, já que as negociações das ações listadas em Moscou foram suspensas há vários dias, quando começaram a despencar.

    Várias empresas ocidentais dizem que estão procurando diversificar sua oferta fora da Nornickel.

    Isso reflete uma tendência em várias commodities, incluindo petróleo e aço, já que os compradores ocidentais evitam fornecedores russos em meio a preocupações de que possam ser atingidos por sanções ou simplesmente ter problemas para retirar produtos do país.

    As sanções ocidentais em resposta ao conflito atual evitaram amplamente as empresas que fornecem petróleo, gás e outras commodities importantes ao Ocidente.

    Poucas empresas são tão importantes em grandes mercados de commodities quanto a Nornickel, particularmente para o paládio.

    “Se tivermos sanções e não pudermos acessar esse paládio, você deve esperar uma interrupção globalmente”, disse Gabriele Randlshofer, diretora administrativa da International Platinum Group Metals Association, um grupo comercial cujos membros incluem compradores e fornecedores de paládio.

    Mais Recentes da CNN