Gisele Soares: É bom que o governo federal discuta privatizações e reformas

No quadro Liberdade de Opinião desta terça-feira (26), a advogada avaliou a possibilidade de privatização da Petrobras

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

No quadro Liberdade de Opinião desta terça-feira (26), a advogada Gisele Soares avaliou a possibilidade de privatização da Petrobras. O governo federal estuda um projeto de lei para viabilizar a privatização da empresa. A intenção inicial é vender as ações da estatal e, com isso, deixar de ser o principal sócio da companhia. A mudança deve ser apresentada via projeto de lei.

O objetivo do governo é manter determinadas prerrogativas, como a de indicar o presidente da companhia e, também, vetar algumas operações. A medida foi informada em primeira mão pela âncora da CNN Daniela Lima e pela analista de política Renata Agostini.

“A Petrobras começou com ‘o petróleo é nosso’ na década de 50, naquela linha desenvolvimentista de industrialização do Brasil. Foi criada como uma empresa estatal, portanto de monopólio de petróleo e detida pelo Estado justamente controlada junto com outras empresas estatais para naquele momento fomentar o desenvolvimento, mas não tirar o controle do Estado dessas empresas estratégicas”, disse a advogada.

“Em 1997, a Petrobras deixou de deter o monopólio e passou a ser uma sociedade de economia mista. Esse é um tipo de empresa que embora seja detida na maioria das suas ações pelo Estado, ela passa a respeitar e participar das regras do mercado. Desde 97, vem acontecendo essas discussões sobre a privatização e agora o assunto toma maiores proporções por conta dos acontecimentos recentes, das discussões sobre aumentos de combustível e também da necessidade do país de implementar essas reformas. O ministro Paulo Guedes trouxe para o governo federal sua intenção reformista, e, portanto, a Petrobras entrou no foco e na discussão. É importante que se faça esse debate sobre a forma que iremos privatizar para beneficiar o Brasil. Que bom que o governo federal vai discutir privatizações e reformas.”

O Liberdade de Opinião teve a participação de Thiago Anastácio e Gisele Soares. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.

Gisele Soares no quadro Liberdade de Opinião
Gisele Soares no quadro Liberdade de Opinião / CNN Brasil (26.out.2021)

As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.

Mais Recentes da CNN