Governo anuncia investimento de R$ 5,8 bilhões para revitalização de bacias

Anúncio é parte da Jornada das Águas, circuito de lançamentos e inaugurações de projetos hídricos promovido pelo ministério do Desenvolvimento Regional

Tainá Farfanda CNN

Ouvir notícia

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (18) a assinatura de um decreto de revitalização de bacias, com um investimento de R$ 5,8 bilhões a partir de recursos da privatização da Eletrobras. O anúncio foi feito no evento que marcou o início da Jornada das Águas, em São Roque de Minas (MG).

O lançamento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Outros dois anúncios também foram feitos.

Um deles é a publicação de um edital para a criação da barragem do Jequitaí, obra que beneficiará cerca de 147 mil pessoas de 19 cidades mineiras. O outro é o lançamento do segundo edital do projeto Águas Brasileiras, para proteger e revitalizar nascentes no Brasil.

A Jornada das Águas também marca o encerramento das obras de transposição do Rio São Francisco, que começaram em 2003. A previsão inicial era que durassem quatro anos, mas terminam apenas este mês, 18 anos depois.

Mais Recentes da CNN