Governo anuncia novas regras para programa de habitação; assista

Entre as novidades do Programa Casa Verde e Amarela estão mudanças nas propostas de financiamento

Ligia Tuondo CNN Brasil Business

São Paulo

Ouvir notícia

O governo federal anuncia nesta quarta-feira (15) novas regras para o Programa Casa Verde e Amarela em evento no Planalto. Assista acima.

Entre as novidades já adiantadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional estão mudanças nas propostas de financiamento já disponíveis no programa.

A nova modalidade de financiamento é chamada de Parcerias, na qual estados e municípios devem garantir contrapartida de 20% do valor do residencial, o que pode incluir o terreno.

Em troca, o valor de entrada no imóvel próprio para famílias com renda mensal de até R$ 4 mil será reduzido ou zerado, segundo a pasta.

“O objetivo é adequar algumas métricas ao cenário atual e, com isso, atrair o mercado da construção civil e imobiliário para novas contratações, além de facilitar a contratação de financiamentos para as famílias”, disse em nota o Ministério do Desenvolvimento Regional.

A cerimônia sobre as novas regras contam com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do ministro Rogério Marinho e do secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos.

Lançado em agosto de 2020, o programa busca ampliar acesso da população brasileira à moradia. O programa inclui, além da produção de casas e apartamentos, regularização fundiária e melhoria das residências.

 

Mais Recentes da CNN