Governo federal espera renegociar dívidas de 500 mil imóveis

MP do novo programa habitacional do governo permite renegociar dívidas de imóveis construídos em programa habitacional; governo fala em 40% de inadimplentes

Murillo Ferrari,

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Com o lançamento nesta terça-feira (25) do Casa Verde e Amarela, programa habitacional que substituirá o Minha Casa, Minha Vida, o governo Jair Bolsonaro também espera renegociar dívidas com proprietários de 500 mil imóveis que estão inadimplentes. A mudança foi anunciada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no lançamento do programa no Palácio do Planalto.

“Faremos uma autorização extremamente importante que o programa anterior não permitia: estamos aperfeiçoando o programa habitacional no Brasil para permitir que possamos fazer renegociação de dívidas de mutuários de faixa 1 [do Minha Casa, Minha Vida] no Brasil”, disse Marinho.

De acordo com ministro, entre os mutuários dessa faixa, que tem renda familiar de até R$ 1,8 mil, cerca de 40% estão em dívida com o financiamento da casa própria.

Assista e leia também:

Governo prevê incluir 1 milhão de famílias em novo programa habitacional

Veja os principais destaques previstos para o novo plano Pró-Brasil

Governo vai usar CadÚnico para seleção do Minha Casa, Minha Vida

Minha Casa Minha Vida ajudou a reduzir tombo na construção civil

“A lei não permite renegociação. A lei hoje determina que tomemos de volta quase 500 mil residências. Isso acaba hoje. A partir de agora, poderemos fazer um grande esforços de renegociação dessa dívida para que essas 500 mil famílias no Brasil possam retornar a sua normalidade econômica”, prometeu.

Marinho afirmou ainda que após o fim da pandemia do novo coronavírus, o governo fará um mutirão para poder renegociar essas dívidas. “Para que essas famílias tenham não aquela intranquilidade de serem despejadas, mas a segurança de que este governo se incomoda, se preocupa com as pessoas e está querendo dar tranquilidade.”

O presidente Jair Bolsonaro discursa durante evento do lançamento do Casa Verde
O presidente Jair Bolsonaro discursa durante evento do lançamento do Casa Verde e Amarela
Foto: TV Brasil/Reprodução/CNN (25.ago.2020)

Em discurso na cerimônia de lançamento do programa, o presidente Bolsonaro (sem partido) elogiou e agradeceu seus ministros pelo empenho na reformulação do programa habitacional. “Todos nós temos uma história. Eu deixei a minha casa com 16 anos quando entrei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, e até aquele momento meu pai, com 7 filhos, não tinha uma casa própria”, disse o presidente.

“Me lembro muitas vezes de ter ano que nos mudamos três vezes dentro da mesma cidade para ele poder renegociar seu aluguel. Não era fácil para um dentista prático, com 7 filhos, 6 vivos até hoje, levar sua vida”, relembrou.

Mais Recentes da CNN