Guerra na Ucrânia deve causar alta no preço da carne, projeta Ipea

Variação está relacionada ao custo de grãos usados na ração animal

Lucas Schroederda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O preço das carnes no Brasil deve registrar uma alta nos próximos meses, como consequência da pressão econômica mundial causada pela guerra na Ucrânia.

A proteína é impactada pela instabilidade nos preços das commodities agrícolas usadas na alimentação dos animais, que sobem desde o início do conflito.

A projeção do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, aponta que o aumento maior deve ser no custo da proteína suína e no quilo do frango. Os principais insumos utilizados na ração animal, o milho e o trigo, tiveram uma alta de 5% e 3%, respectivamente, nos preços no mercado interno.

A gestora de hedge da Stonex, Marianne Tufani comentou o futuro dessa situação.

“A gente tem uma preocupação muito grande de oferta global e também de valorização do milho e isso faz com que todos os olhares dos compradores também voltem pra safra brasileira, o que incentivaria as exportações do milho brasileiro. Uma coisa que a gente também tem que ficar muito de olho, que ainda não está no radar, e que temos boas perspectivas por enquanto é o safrinha porque o clima, por enquanto, está contribuindo.”

Veja o vídeo completo acima

Mais Recentes da CNN