Imposto de Renda: Receita libera preenchimento do carnê-leão pela internet

A partir deste ano, o Sistema de Recolhimento Mensal Obrigatório poderá ser preenchido diretamente na internet, sem a necessidade de baixar programa ou app

Foto: Brian McMahon / Unsplash

Raphael Coraccini, colaboração para o CNN Brasil Business

Ouvir notícia

A Receita Federal já disponibilizou o carnê-leão para preenchimento online. A partir deste ano, o Sistema de Recolhimento Mensal Obrigatório, nome oficial dessa modalidade, poderá ser preenchido diretamente na internet, sem a necessidade de baixar o programa ou o aplicativo.

O preenchimento do carnê-leão pela internet contempla todos os fatos geradores a partir de 01/01/2021. Ele é utilizado para declaração de renda apenas por pessoa física que receba mais de R$ 1.998 por mês, resida no Brasil e que tenha recebido rendimentos de outra pessoa física ou de fonte no exterior.

 

Também são obrigados a contribuir via carnê-leão os donos de imóveis que têm proventos decorrentes de locação, sublocação, arrendamento e subarrendamento. Esses contribuintes podem declarar valores de IPTU, condomínio e gastos com imobiliária para abatimento do imposto.

Para acessar e preencher o carnê-leão é preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento, no site da Receita Federal e inserir os dados pessoais. Em seguida, acessar a área “Meu Imposto de Renda” e seguir para “Declaração”. Clicar em “Acessar Carnê-Leão” e preencher.

Caso o contribuinte ainda não tenha o código de acesso e a senha para o e-CAC, é possível fazer a solicitação pelo mesmo site, na área “Geração do Código de Acesso para o Portal e-CAC”. Depois, é só clicar em “Gerar código de acesso para pessoa física”. O código é válido por 2 anos e, depois desse período, revogado. É possível gerar um novo a qualquer momento.

 

 

 

 

 

 

 

Mais Recentes da CNN