Inflação e desemprego frearam consumo em agosto, diz vice-presidente da Abras

Pelo quinto mês consecutivo, o consumo nos lares brasileiros teve queda em agosto

Da CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

A inflação é a maior preocupação dos consumidores brasileiros, afirmou o vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Marcio Milan, em entrevista para a CNN nesta quarta-feira (13), sobre a queda do consumo nos lares brasileiros no mês de agosto.

Segundo a Abras antecipou à CNN, o recuo foi de 2,33% na comparação com julho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve retração de 1,78%.

De acordo com a associação, a queda está associada à inflação, que já chega aos dois dígitos em 12 meses, e ao alto número de pessoas desempregadas.

Segundo ele, a variação anual é menor, porque os supermercados continuam empregando, abrindo novas lojas e oferecendo alternativas de produtos para o consumidor, como faixa de preços menores, disse Milan.

Ovo no lugar de frango

De acordo com o vice-presidente da Abras, é possível notar duas mudanças no comportamento do consumidor brasileiro: substituição de produtos, principalmente de proteínas, como carne bovina por frango e frango por ovos, e a troca de marcas de produtos, principalmente os itens mais básicos.

“E nesse período os supermercados ampliaram a oferta de marcas de menor preço para poder atender o consumidor.”

Apesar do desempenho negativo, a Abras mantém o otimismo para datas importantes para o consumo, como a Black Friday e o Natal.

Mais Recentes da CNN