Iniciativa de empresas prevê R$ 12 bilhões para ações sustentáveis

Movimento Brasil pelo Meio Ambiente reúne 49 companhias para reforçar preservação ambiental do Brasil

Produzido por Jorge Fernando Rodrigues,

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Na semana que acontece a Cúpula de Líderes sobre o Clima, a Câmara Americana de Comércio no Brasil (Amcham Brasil) anunciou o lançamento do movimento Brasil pelo Meio Ambiente. A iniciativa reúne 49 empresas com o objetivo de reforçar o compromisso do setor com a preservação ambiental, com previsão de mais de R$ 12 bilhões em ações de sustentabilidade no país.

“Realizamos essa iniciativa para inspirar outras empresas a aprofundar suas ações na área de sustentabilidade, além de informar a sociedade e autoridades brasileiras que o comprometimento empresarial está crescendo, e a sua agenda ambiental está cada dia mais consolidada”, disse a CEO da Amcham Brasil, Deborah Vieitas, em entrevista à CNN. “Entendemos que a agenda ambiental tem a capacidade de afetar o Brasil em muitos tópicos, principalmente na sua inserção internacional.”

Deborah destacou a importância do engajamento do setor privado em ações de preservação ambiental, mas reforçou que isso não substitui a atuação do governo na área. “Por isso, é importante ressaltar que os compromissos anunciados pelo presidente Bolsonaro [na Cúpula do Clima], que são sinalizações corretas e construtivas, têm que ser acompanhados de planos de execução que sejam factíveis e muito mais detalhados.”

Segundo ela, além da sociedade brasileira, a comunidade e investidores internacionais estão mais vigilantes às práticas ambientais do país. “Vão querer constatar resultados concretos em termos de desmatamento, queimada, grilagens, garimpos ilegais. Resultados concretos são a chave do nosso passaporte para um protagonismo que ainda não conseguimos ter.”

Conhecido por sua planície alagável e detentor do título de maior área úmida tro
Foto: JohannesCompaan/GettyImages

 

Mais Recentes da CNN