Instagram quer lançar versão infantil do aplicativo

Atualmente, rede social proíbe cadastro de menores de 13 anos

Funcionário do Instagram faz vídeo usando nova função do aplicativo na sede do Facebook durante evento - 20.jun.2013
Funcionário do Instagram faz vídeo usando nova função do aplicativo na sede do Facebook durante evento - 20.jun.2013 Foto: Josh Edelson/AFP via Getty Images

Wesley Santana, colaboração para o CNN Brasil Business

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Parece que o Facebook está preparando uma versão do Instagram exclusiva para o público infantil. Um comunicado obtido pelo portal americano BuzzFeed News revela que a empresa está empenhada em montar uma plataforma para menores de 13 anos, idade mínima permitida na rede tradicional.

“Estou animado em anunciar que, daqui para frente, identificamos o trabalho jovem como uma prioridade para o Instagram e o adicionamos à nossa lista de prioridades H1 [primeiro semestre]”, teria escrito Vishal Shah, vice-presidente de produtos do Instagram, em uma mensagem aos funcionários.

 

Essa novidade surge como um esforço para proteger crianças e adolescentes, depois que a plataforma sofreu críticas internacionais por permitir que eles conversassem com desconhecidos.

No último dia 16, a empresa publicou algumas medidas para preservar usuários mais jovens de assédio e bullying dentro da rede. Uma delas foi proibir adultos de enviarem mensagens para menores que não os seguem.

Ao que tudo indica, os executivos Adam Mosseri e Pavni Diwanji terão a responsabilidade de executar esse projeto. Recém-contratada do Facebook e ex-funcionária do Google, Diwanji era responsável por supervisionar diversos produtos da big tech, como o Youtube Kids. 

“Construiremos um novo pilar da juventude dentro do Grupo de Produto da Comunidade para nos concentrar em duas coisas: (a) acelerar nosso trabalho de integridade e privacidade para garantir a experiência mais segura possível aos adolescentes; (b) construir uma versão do Instagram que permita que menores de 13 anos usem o Instagram com segurança pela primeira vez”, conclui o comunicado da marca. 

Ainda não há informações de quais recursos a rede social deve alterar, nem se ela estará disponível em todo o mundo.

A divisão brasileira do Instagram confirmou o projeto de criação de produtos adequados para crianças e gerenciados pelos pais, como o Messenger Kids, ao CNN Brasil Business. No entanto, a marca não deu detalhes de quais recursos o novo serviço deve trazer, nem quando ele será implementado.

“Estamos explorando a possibilidade de trazer para o Instagram uma experiência para crianças controlada pelos pais, para que elas possam se conectar com os amigos, descobrir novos hobbies, interesses e muito mais”, afirmou a empresa em nota.

Messenger Kids sofreu críticas

Essa não é a primeira vez que o Facebook trabalha em versões infantis de suas plataformas. Em 2017, a empresa criou o Messenger Kids, voltado para crianças de 6 a 12 anos. A plataforma ampliou o controle dos pais e trouxe mais opções para denúncias. 

Após o lançamento, um grupo de entidades infantis se manifestou pedindo a desativação do serviço, citando uma pesquisa que dizia que “o uso excessivo de dispositivos digitais e mídia social é prejudicial para crianças e adolescentes”. O Facebook não descontinuou o serviço e disse que consultou diversos especialistas para a sua construção. 

Em 2019, porém, o portal americano The Verge publicou uma reportagem mostrando um erro do serviço de mensagens, que permitiu que milhares de crianças participassem de grupos com desconhecidos. Em sua defesa, o Facebook afirmou que o bug foi temporário e que afetou um pequeno número de chats em grupo.

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