Investidores de criptomoeda para Elon Musk: por favor, pare de tuitar!

Comportamento do dono da Tesla fez com os defensores das moedas pedissem que ele pare de tuitar e se concentre mais na montagem de carros

Foto: Patrick Pleul/picture alliance via Getty Images

Paul R. La Monica, CNN Business, em Nova York

Ouvir notícia

 

Os preços da bitcoin, dogecoin e outras moedas digitais despencaram mais de 40% nas últimas semanas. Embora Elon Musk não seja a única razão para o massacre das criptomoedas, ele certamente não está ajudando.

Seja participando do programa de TV “Saturday Night Live”, fazendo piada que a dogecoin é uma “bagunça” ou tendo a epifania de que a mineração de bitcoin pode não ser boa para o meio ambiente, o comportamento de Musk fez com os defensores das moedas pedissem que ele pare de tuitar e se concentre mais na montagem de carros.

 

Os fãs da bitcoin (XBT) estão cansados do tamanho da influência de Musk nos movimentos de preço de curto prazo de aparentemente todas as criptomoedas.

“As pessoas que seguiram Musk cegamente perderam muito dinheiro. Eles se queimaram e podem nunca mais voltar”, disse Alex Mashinsky, CEO e fundador da Celsius, uma plataforma de criptomoeda que oferece tokens digitais como recompensa aos clientes, semelhante a uma empresa de capital aberto que paga dividendos.

“A comunidade de criptomoedas precisa ser mais responsável na maneira como explica esses ativos e seus riscos”, acrescentou Mashinsky. “Especialistas sempre diziam que nunca veríamos um mercado em baixa para a bitcoin novamente por causa do interesse institucional de empresas como Square, PayPal etc. Então, quando você ouve isso, precisa se preocupar”.

Investidores e analistas estão particularmente irritados com o fato de todas as criptomoedas terem subido e descido junto com a bitcoin e a dogecoin, em parte devido às mudanças de humor de Musk sobre elas. Alguns investidores em criptomoedas também estão aborrecidos, para dizer o mínimo, que um comentário de Musk possa mexer nos preços de forma tão radical.

 

“Musk calcula os movimentos muito bem”, opinou Eloisa Marchesoni, uma investidora anjo e consultora de criptomoeda. “As pessoas estão com raiva”.

A Tesla não respondeu aos pedidos de comentário sobre as ideias do empresário sobre bitcon, dogecoin e outras criptomoedas. Mas o próprio não se calou no Twitter – e, por enquanto, parece otimista com esse mercado.

Musk continua tuitando

Em um tuíte na manhã de segunda-feira (24), Musk compartilhou uma paródia do famoso pôster do filme “Tubarão”.

Um dólar amassado substituiu o infeliz nadador prestes a ser atacado. Já o famoso tubarão foi substituído por um cachorro gigante. A palavra “DOGE” aparece em grandes letras vermelhas na parte superior, com a legenda “Você nunca mais usará o dólar”.

No sábado (22), um seguidor perguntou a Musk no Twitter: “O que você acha das pessoas que estão com raiva de você por causa da criptomoeda?” O bilionário respondeu que “a verdadeira batalha é entre fiat [moeda fiduciária] e criptomoeda. Entre elas, apoio a última”.

Musk não é o único motivo para a liquidação das moedas. Também contribuem para a queda os temores de regulamentos mais rígidos na China (onde estão muitas minas de bitcoin), bem como o potencial para mais impostos sobre criptomoedas nos Estados Unidos.

Entretanto, o ruído constante vindo de Musk sobre criptomoeda pode estar confundindo alguns investidores, que podem não perceber que há diferentes casos de uso para bitcoin. Ela é tratada por alguns como uma espécie de proteção contra a inflação (também conhecido como ouro digital) em oposição à segunda maior criptomoeda, a ethereum, cujo blockchain é usado para muitas transações de token não fungível (NFT), cada vez mais populares no mundo da arte e colecionáveis.

Ria dos memes, mas não compre

Se você quiser encontrar um argumento convincente que explique por que dogecoin e outras moedas de zueira como shiba inu coin são necessários para qualquer coisa, boa sorte em sua procura.

“Ainda não entendo qual é a perspectiva de Musk sobre dogecoin e acho que o mundo também não. Por que ele acha que ela é valiosa?”, questionou Megan Kaspar, diretora-gerente da Magnetic, uma empresa de investimentos em criptomoedas.

“Os investidores institucionais são muito atenciosos e não estão comprando dogecoin só porque Musk está incentivando. Mas os investidores de varejo, que não estão fazendo isso para viver, podem agir diferente”, acrescentou.

Marchesoni pediu aos investidores de longo prazo, os chamados HODLer fiéis, para ignorar Musk e focar em bitcoin, ethereum e outras moedas proeminentes como cardano e XRP.

“Não há nada para se preocupar se você for um HODLer”, afirmou a investidora anjo Marchesoni. “Mas, se você for um pequeno investidor, vai se queimar a menos que fique longe das moedas-meme. A bolha vai estourar. Sempre acontece com novos ativos. Vai estourar e ainda não chegamos ao ápice”, alertou.

Mashinsky, o fundador da plataforma de criptomoeda Celsius, concordou que os investidores casuais podem se cansar em breve dessa volatilidade, deixando apenas os otimistas de longo prazo que amam que o dinheiro digital não está vinculado aos caprichos dos bancos centrais apoiados pelo governo, diferentemente das moedas de papel.

Adeus aos investidores casuais?

“Estamos eliminando todos os turistas das criptomoedas”, disse Mashinsky, da Celsius. “Muitos não estão aqui comprando porque acreditam na liberdade financeira ou na diversificação de longo prazo. Eles estão apenas tentando fazer um passeio rápido”.

É por isso que alguns especialistas também estão pedindo aos investidores que olhem para as chamadas stablecoins [moedas estáveis], como tether, USD Coin e binance USD. São criptomoedas atreladas ao valor do dólar, euro e outras formas de moeda fiduciária como forma de proteger suas apostas.

“As stablecoins são lastreadas em ativos, então há menos volatilidade, mas elas podem ajudar a mitigar a pressão da inflação”, disse Ken Nakamura, CEO da GMO-Z.com Trust Company, que lançou a primeira stablecoin regulamentada do mundo atrelada ao iene japonês.

Mesmo assim, não se engane: a bitcoin e outros criptomoedas ainda são ativos relativamente novos quando comparados a ações, títulos e commodities físicas e moedas. A maioria das criptomoedas provavelmente será um investimento volátil no futuro próximo, especialmente se Musk não desligar o telefone.

“Há um risco digno de manchete para criptomoedas e Musk é o garoto-propaganda disso. O que ele diz ainda importa, pelo menos por agora”, disse Ed Egilinsky, diretor administrativo e chefe de investimentos alternativos da Direxion.

“Os investidores precisam considerar por que estão comprando. A esperança é que seja para diversificar”, completou Egilinsky. “Mas não há um histórico longo o suficiente para dizer que a bitcoin ou outras criptomoedas estão no verdadeiro cerco da inflação. É ainda mais como uma negociação especulativa”.

(Texto traduzido. Leia o original em inglês aqui.)

Mais Recentes da CNN