Investidores esperam nervosamente o próximo passo de Putin

Kremlin disse na quarta-feira (9) que os Estados Unidos "declararam uma guerra econômica à Rússia"

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita a escola de aviação em Moscou
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante visita a escola de aviação em Moscou 05/03/2022 Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS

Julia Horowitzdo CNN Business

Ouvir notícia

Os preços do petróleo estão recuando e as ações estão subindo mais à medida que os investidores hesitam para considerar o que o presidente russo Vladimir Putin pode fazer a seguir.

Mas o clima em Wall Street continua ansioso, com traders viciados nas manchetes da Ucrânia.

“Ainda estamos vendo esses terríveis ataques e ainda estamos vendo sanções impostas à direita, à esquerda e ao centro contra a Rússia”, disse Craig Erlam, analista de mercado da OANDA.

Ele caracterizou a ação na quarta-feira (9) como uma “pequena manifestação de alívio”.

O isolamento da Rússia do resto do mundo continua crescendo. O Ocidente está agora tomando medidas para se isolar do enorme setor de energia do país.

Os Estados Unidos anunciaram a proibição das importações de petróleo e gás natural russos na terça-feira (8), enquanto autoridades da União Europeia disseram que o bloco reduziria as importações de gás natural russo em dois terços este ano.

A gigante do petróleo Shell anunciou na terça-feira que interromperia novas compras de petróleo russo. E marcas americanas icônicas — incluindo McDonald’s, Starbucks, Coca-Cola e PepsiCo — disseram que fechariam restaurantes na Rússia e retirariam produtos do país.

Mas a comunidade de inteligência dos EUA não acredita que Putin esteja prestes a diminuir sua agressão.

A diretora de Inteligência Nacional Avril Haines disse ao Congresso que a inteligência indica que Putin vê o conflito na Ucrânia como uma “guerra que ele não pode perder”.

O Kremlin disse na quarta-feira que os Estados Unidos “declararam uma guerra econômica à Rússia”.

Nesse cenário, os investidores estão se preparando para uma instabilidade que persiste por algum tempo. O CNN Business Fear & Greed Index está em território de “medo extremo”.

“Não há uma saída clara para a Rússia, portanto, nosso cenário base pressupõe muitos meses de alta incerteza, sanções duras e preços elevados de energia”, disse Ethan Harris, do Bank of America, a clientes nesta semana.

Uma grande incógnita é se — e como — Putin retalia as duras penalidades que o Ocidente impôs à Rússia nos últimos dias.

O cartão do gás: a Europa não anunciou um embargo ao petróleo e ao gás da Rússia. Mas Moscou poderia perseguir um ataque preventivo.

O vice-primeiro-ministro Alexander Novak disse na televisão estatal na terça-feira que a Rússia poderia retaliar as sanções europeias desligando o acesso da Alemanha ao Nord Stream 1, o gasoduto crucial que abastece o país com gás natural.

Isso abalaria ainda mais os mercados de energia. A Alemanha, a maior economia da Europa, obtém metade de seu gás natural da Rússia.

Proibição de exportação: Putin emitiu uma ordem para restringir ou proibir importações e exportações de certos produtos e matérias-primas da Rússia, embora os detalhes permaneçam obscuros.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na quarta-feira que a proibição será finalizada nas “próximas horas”.

“O princípio é muito simples: há muitos materiais, matérias-primas que foram trazidas para a Federação Russa para várias cadeias de produção. Algumas empresas restringem a implementação de seus contratos e a proibição de exportação desses materiais do país introduzido”, acrescentou Peskov.

As exportações de fertilizantes necessários para os agricultores estão recebendo atenção especial.

A Rússia respondeu por 10% das importações de potássio para os Estados Unidos entre 2017 e 2020, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

Ciberataques: os comerciantes também estão em alerta para sinais de que hackers russos podem atrapalhar o sistema financeiro global.

Autoridades dos EUA se reuniram com executivos de grandes bancos para discutir como eles podem responder a quaisquer ataques.

Um relatório de 2020 do Federal Reserve Bank de Nova York analisou um potencial “impairment” da rede de pagamentos por atacado, o sistema vital que as instituições financeiras usam para liquidar transações entre si.

Ele descobriu que uma violação de qualquer um dos cinco principais bancos dos EUA teria um efeito cascata prejudicial, afetando 38% da rede em média.

A conclusão: alguns investidores podem ver momentos de relativa calma como uma oportunidade de compra. Mas eles esperam que levará muito tempo até que a confiança retorne em grande estilo.

“É tão difícil olhar para longe da Ucrânia agora”, disse Erlam. “É uma força tão incrível e dominante nos mercados.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN