Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ipea sugere estudo de vacina contra dengue para retomada da economia

    A recomendação está entre as propostas do estudo “Brasil Pós-Covid”, divulgado hoje pelo órgão, que é ligado ao Ministério da Economia

    Leandro Resende, da CNN, no Rio de Janeiro 

    Ouvir notícia

    Entre as sugestões de longo prazo apresentadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) para retomada da economia brasileira está a de que seja feita uma “encomenda tecnológica” para que o Brasil desenvolva uma vacina “tríplice” contra dengue, zika e chicungunha.

    A recomendação está entre as propostas do estudo “Brasil Pós-Covid”, divulgado hoje pelo órgão, que é ligado ao Ministério da Economia. 

    Como a ideia não é simples, a sugestão do IPEA é que se faça uma “encomenda tecnológica”, ou seja, caso não seja desenvolvida uma vacina, que seja encontrada uma forma de imunizar a população contra as doenças. 

    “Dados do sistema de informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) demonstram grande incidência no Brasil, que sobrecarrega o sistema público de saúde, além de criar efeitos deletérios na economia derivados da ausência ao trabalho, de mortes e de sequelas. De fato, tais doenças se constituem em desafios nacionais nunca superados”, diz trecho do documento divulgado pelo IPEA. 

    O órgão prevê encolhimento de 6% do Produto Interno Bruto brasileiro como efeito econômico mais grave da pandemia de coronavírus. Para superar isso, o Ipea sugere a manutenção do equilíbrio fiscal, com a realização de reformas como a tributária, a criação de um ambiente positivo e seguro de negócios, com a aprovação de marcos regulatórios e que sejam capazes de atrair investimentos, sobretudo os de infraestrutura. 

    “Há espaço para aumentar significativamente os investimentos em infraestrutura, que estão muito baixos e sequer são suficientes para repor a depreciação”, diz outro trecho do documento. 

    O Ipea também propõe melhor direcionamento dos programas sociais como forma de melhorar a participação deles na economia. O órgão diz que diagnostica problemas no pagamento de benefícios que acabam não retornando como riqueza para o país.

    Para manutenção do emprego, o IPEA sugere flexibilização dos contratos de trabalho e ampliação dos efeitos da Medida Provisória 936, que permite a redução da jornada e a suspensão de contratos. O documento também ressalta a importância de programas sociais voltados para infância – como a adoção de ensino em horário integral.

    Mais Recentes da CNN