IPVA-SP 2022: Pagamento com desconto de 9% vence nesta segunda para placa final 1

Redução no valor é válida para pagamentos à vista do imposto no estado de São Paulo

Desconto para pagamento do IPVA à vista em janeiro é o triplo do de 2021
Desconto para pagamento do IPVA à vista em janeiro é o triplo do de 2021 Marcelo Camargo/Agência Brasil

João Pedro Malardo CNN Brasil Business

em São Paulo

Ouvir notícia

Os donos de veículos automotivos com placa final 1 no estado de São Paulo tem até esta segunda-feira (10) para pagar o valor do IPVA à vista com desconto de 9%. Passado esse prazo, entra em vigor um desconto de 5% para pagamento à vista ou parcelado em cinco vezes.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 teve uma alta no valor devido à elevação nos preços dos automóveis, referência para o cálculo. Entretanto, o desconto para pagamento à vista em janeiro é o triplo do de 2021, de 3%.

As datas de vencimento do imposto, estabelecidas pelo governo de São Paulo, seguem o último número da placa do veículo. Na terça-feira (11), os motoristas com veículo com final 2 tem o último dia para realizar o pagamento à vista com desconto de 9%, e assim por diante, até a placa final 0, em 21 de janeiro.

O pagamento pode ser feito via rede bancária, com geração de boleto. É possível pagar também em casas lotéricas ou pelo cartão de crédito, em empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda de São Paulo (confira a lista aqui).

As regras valem para proprietários de todos os veículos automotivos englobados no IPVA, como automóveis, caminhonetes, ônibus, motos e caminhões.

Entretanto, proprietários de veículos 0 km têm regras diferentes. Nesse caso, foi mantido o desconto de 3% do valor total com pagamento até o quinto dia após a emissão de nota fiscal. É possível parcelar o pagamento em cinco vezes, mas sem desconto.

Apesar de os descontos serem os mesmos, as datas são diferentes para o IPVA de caminhões e caminhões-tratores. Nesse caso, há um mês específico para o pagamento de cota única com desconto de 5%, em abril.

Caso haja parcelamento em cinco vezes, os pagamentos começam em março, mas pulam os meses de abril e junho. O mês de fevereiro também não entra no calendário de pagamento.

Confira todas as datas de vencimento para pagamento do IPVA:

Parcelado ou à vista?

Para especialistas consultados pelo CNN Brasil Business, a escolha de pagar o IPVA à vista, com desconto maior, ou parcelado deve levar em conta a situação financeira de cada pessoa.

Em geral, a recomendação é pagar à vista apenas se o valor não deixar a pessoa sem reserva financeira para emergências.

Além disso, os especialistas aconselham a não tomar empréstimos para fazer o pagamento, já que contrair uma dívida para evitar outra é arriscado. Para as pessoas sem condições de pagar à vista, é necessário se organizar para garantir os pagamentos parcelados.

“Se for tomar dinheiro emprestado para fazer o pagamento à vista, acredito que não vale a pena, porque provavelmente a pessoa vai pagar uma taxa de juros maior durante esse período”, afirma Ricardo Teixeira, coordenador do MBA em Gestão Financeira da FGV.

Mais Recentes da CNN