IR 2021: restituição não muda com novo prazo da declaração; veja calendário

Apesar de ter prazo maior para entregar declaração de Imposto de Renda, não houve mudança no calendário de pagamento da restituição

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business

Ouvir notícia

Apesar do adiamento do prazo de entrega do Imposto de Renda 2021 para o dia 31 de maio, as datas para a restituição não serão alteradas, segundo a Receita Federal.

Em nota publicada no site oficial do governo, a Receita afirma que “quanto antes for enviada a declaração, mais cedo o cidadão receberá a restituição” —regra que já era vigente.

O prazo anterior para a entrega da declaração era até o dia 30 de abril, mas, como aconteceu em 2020, foi alterado por conta da Covid-19. O objetivo, segundo a entidade, é “suavizar as dificuldades impostas pela pandemia”. 

 

“A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença”, afirma o texto.

Confira o calendário de restituição do IR 2021:

 

Mais Recentes da CNN