Itália multa Amazon em 1,13 bi de euros por abuso de domínio do comércio online

Empresa pretende apelar da decisão e chama penalidades de "injustificadas e desproporcionais"

Autoridade italiana acusa empresa de minar atuação online de concorrentes
Autoridade italiana acusa empresa de minar atuação online de concorrentes .

do Estadão Conteúdo

Ouvir notícia

A autoridade de concorrência italiana informou, nesta quinta-feira (9), que impôs uma multa de mais de 1,13 bilhão de euros (US$ 1,28 bilhão) à Amazon.com por abuso de domínio do mercado, dizendo que a empresa de comércio eletrônico tem “domínio absoluto” no campo e que prejudicou seus concorrentes em logística de comércio eletrônico.

A autoridade, conhecida como AGCM, disse que as subsidiárias europeias e italianas da Amazon minaram a capacidade dos concorrentes de vender seus produtos online ao vincular o uso do serviço de logística da Amazon pelos vendedores a ofertas destinadas a obter mais visibilidade online, como o Amazon Prime.

Desta forma, outros operadores logísticos de e-commerce ficaram privados da possibilidade de oferecer aos vendedores online os seus próprios serviços, segundo o regulador.

Os mercados concorrentes também foram prejudicados, pois os vendedores que usam a logística da Amazon são desencorajados a vender seus produtos em outras plataformas, disse o regulador.

A Amazon informou que pretende apelar da decisão, chamando a multa e as penalidades propostos de “injustificados e desproporcionais”.

Mais Recentes da CNN