ITR 2021: proprietários rurais podem enviar declaração a partir desta segunda

Prazo para entrega do documento por donos de imóveis rurais encerra-se no dia 30 de setembro

Receita Federal espera receber 5,9 milhões de declarações
Receita Federal espera receber 5,9 milhões de declarações Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

João Pedro Malar,

da CNN Brasil Business, em São Paulo*

Ouvir notícia

Começou nesta segunda-feira (16) o período de envio da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) de 2021 para a Receita Federal. O prazo se encerrará no dia 30 de setembro.

O documento deve ser enviado por pessoas ou empresas que são proprietários de terras, titulares de domínio útil ou donas de qualquer título de imóvel rural, com exceção das que possuem alguma isenção ou imunidade. Quem perdeu a posse do imóvel entre o dia 1º de janeiro de 2021 e a data de entrega do DITR também precisará entregar a declaração.

De acordo com a Receita Federal, caso a entrega do DITR não ocorra neste período, o contribuinte precisará pagar uma multa de 1% ao mês ou uma fração de atraso, calculada sobre o valor total do imposto devido.

Será possível parcelar o valor do imposto em até quatro parcelas iguais, que serão mensais e sucessivas, mas não poderão ter valor menor que R$ 50,00. A primeira parcela ou o pagamento total deverão ser feitos até o dia 30 de setembro, e o pagamento pode ser feito por transferência bancária.

A Receita Federal informou que recebeu 5,8 milhões de Declarações de ITR em 2020, e a previsão para 2021 é de 5,9 milhões de envios. A declaração deve ser feita no computador, e enviada via internet pelo site da Receita Federal.

*Sob supervisão de Thâmara Kaoru

Mais Recentes da CNN