Jeep apresenta o Grand Wagoneer, o seu SUV gigante

Os preços do Wagoneer devem começar em cerca de US$ 60 mil; para o Grand Wagoneer, o valor deve chegar a US$ 100 mil

Jeep Grand Wagoneer: Uma reinterpretação moderna de um dos primeiros SUVs da família
Jeep Grand Wagoneer: Uma reinterpretação moderna de um dos primeiros SUVs da família Foto: FCA/Divulgação

Peter Valdes-Dapena,

do CNN Business

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Os SUVs clássicos estão de volta às trilhas. Após o esperado retorno do Ford Bronco em julho, a Fiat Chrysler Automobiles está se preparando para trazer de volta um par de seus carros-chefes, o Jeep Wagoneer e o Grand Wagoneer.

O Wagoneer e seu irmão mais luxuoso, o Grand Wagoneer, serão grandes SUVs com três fileiras de assentos, preparados para competir com veículos como o Ford Expedition e o Lincoln Aviator and Navigator.

Os preços do Wagoneer devem começar em cerca de US$ 60 mil; para o Grand Wagoneer, o valor deve chegar a US$ 100 mil (com opcionais), de acordo com executivos da Fiat Chrysler.

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A empresa revelou uma versão conceitual na quinta-feira (3), muito próxima de como será o Grand Wagoneer, segundo disseram os executivos da montadora.

O conceito do Grand Wagoneer foi apresentado como um híbrido plug-in. Ao mesmo tempo, a Jeep também revelou uma nova versão híbrida plug-in do Jeep Wrangler SUV off-road que estará à venda em breve.

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Parte traseira do Jeep Wagoneer: Os designers da Fiat Chrysler consultaram os restauradores dos antigos veículos para descobrir quais sugestões de estilo agradavam os fãs
Foto: FCA/Divulgação

O Wagoneer original foi lançado em 1962. Embora baseado em uma estrutura de caminhão, ele era muito mais estiloso e semelhante a um carro do que outros SUVs antigos, como o Bronco e o International Harvester Scout.

Foi também o primeiro veículo com tração nas quatro rodas disponível para venda já com transmissão automática. O carro introduziu o conceito moderno de um SUV como um veículo familiar, e não um veículo apenas para agricultores e caçadores.

O Grand Wagoneer se tornou uma linha de modelo distinta em 1984 e a produção terminou em 1991.

Assim como aconteceu com os Broncos originais, os modelos Wagoneer clássicos tornaram-se altamente desejáveis nos dias de hoje. Os valores para os Grand Wagoneers subiram 64% e, para os Wagoneers, quase 80% nos últimos três anos, de acordo com a Hagerty, uma empresa que monitora valores de carros de colecionadores.

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Parte interna do automóvel: O novo Grand Wagoneer terá uma tela sensível ao toque apenas para uso do passageiro
Foto: FCA/Divulgação

Várias empresas são especializadas em restaurá-los para clientes modernos. Os designers da Fiat Chrysler (FCAU) conversaram com algumas dessas empresas enquanto desenvolviam as novas versões para saber o que os clientes apreciavam nos modelos anteriores.

De acordo com Christian Meunier, diretor global da marca Jeep, a Fiat Chrysler planeja transformar o nome Wagoneer em uma espécie de submarca para Jeep SUVs mais luxuosos.

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Jeep Wrangler 4xe: o automóvel tem detalhes em azul, como os ganchos do reboque 
Foto: FCA/Divulgação

O conceito apresenta uma versão da famosa grade frontal de metal estampada com sete aberturas verticais do Jeep adornada com luzes e a palavra “Wagoneer” acima dela, também iluminada. “Wagoneer” também aparece nas portas em letras de alumínio em relevo com uma bandeira dos EUA em alumínio.

O modelo tem muito vidro na parte interior, com um conjunto de medidores de tela de computador e mais duas telas grandes entre o motorista e o passageiro.

O passageiro também tem sua própria tela sensível ao toque no painel coberto por uma película privada para não distrair o motorista. Os passageiros da segunda fileira de assentos também têm suas próprias telas grandes e sensíveis ao toque.

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