Lagarde vê ‘chance forte’ de elevação de juros ainda neste ano na zona do euro

Segundo a presidente do BCE, "choques" econômicos causados pela guerra na Ucrânia impulsionam o aumento das taxas

Presidente do BCE, Christine Lagarde
Presidente do BCE, Christine Lagarde REUTERS

Gabriel Bueno da Costa, do Estadão Conteúdo

Ouvir notícia

Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde afirmou, nesta sexta-feira (22), haver uma “chance forte” de alta de juros na zona do euro ainda neste ano.

Segundo ela, o programa de compra de bônus (APP, na sigla em inglês) do BCE pode ser encerrado no início do terceiro trimestre, o que abriria espaço para a elevação das taxas. Ao mesmo tempo, a autoridade ressaltou que a abordagem será gradual e dependerá dos indicadores.

Lagarde falou em entrevista à emissora americana CNBC, ao lado da secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.

Segundo a presidente do BCE, a instituição não vê nem prevê estagflação, mas “há muita incerteza agora”.

Em suas declarações, Lagarde citou o “choque” causado pela guerra na Ucrânia na zona do euro, nos preços das commodities, no comércio e na confiança.

Ela também falou sobre o quadro na China. Para a presidente do BCE, há riscos de baixa vindos do país, com sua política de covid-19 zero.

Lagarde ainda mencionou fragilidades no mercado imobiliário chinês. E ressaltou revisões em baixa recentes nas projeções de crescimento para a potência asiática, que geram efeitos nas demais nações.

Mais Recentes da CNN