Localiza e Unidas: Cade pode barrar a fusão, diz Safra

A nova empresa teria 65% de participação de mercado. As duas partes já mostraram ao mercado como será a divisão da nova companhia e como os acionistas serão rem

Leonardo Guimarães,

do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

Localiza (LCAM3) e Unidas (RENT3) anunciaram hoje (23) que pretendem assinar um acordo de incorporação de ações. Se o movimento se concretizar, o resultado da fusão seria a maior empresa de aluguel de veículos do Brasil – com ampla margem sobre a atual terceira maior do setor, a Movida

A nova empresa teria 65% de participação de mercado. As duas partes já mostraram ao mercado como será a divisão da nova companhia e como os acionistas serão remunerados. Mas tudo isso ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade

Leia também:
Localiza e Unidas disparam na bolsa após anúncio de fusão; analistas comentam
Localiza e Unidas anunciam fusão; acordo depende de aprovação do Cade

Para o Banco Safra, a aprovação do acordo entre as empresas é improvável. “Não acreditamos na aprovação sem restrições, considerando a potencial de concentração de mercado na divisão de aluguel de carros”, diz relatório da empresa sobre o acordo anunciado hoje. A negativa do Cade, segundo a empresa, seria “razoável”. 

Mas isso não quer dizer que o Safra considera o movimento negativo para as duas empresas. Os analistas acreditam que a fusão ajudaria Localiza e Unidas a reduzir o custo de capital, aumentar o poder de negociação com as montadoras para compra dos veículos e aumentar a eficiência na venda de veículos. 

Nos termos do acordo, Localiza e Unidas se protegem dos riscos de um “não” do Cade. As empresas acordaram que, mesmo se o órgão recomendar a venda de unidades para outros players, a proporção da troca de ações não será afetada. 

“A aprovação do órgão antitruste é o maior risco”, diz relatório do Bradesco, que destaca a previsão dessa possibilidade no acordo.

Depois do anúncio ao mercado, o Banco Safra foi rápido em mudar sua recomendação sobre os papéis de Unidas e Localiza, colocando o carimbo de “neutro” nas duas ações. Antes, a empresa recomendava compra de RENT3 e LCAM3.

Se o negócio for aprovado pelo Cade, o banco vai reavaliar os papéis. 

Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

Mais Recentes da CNN