Luzes do painel: entenda o que seu carro quer te contar

Conjunto de avisos luminosos no painel do veículo te ajudam a entender o que está acontecendo no funcionamento do seu automóvel

Foto: Photo by National Motor Museum/Heritage Images/Getty Images

Thiago Moreno, colaboração CNN Brasil Business

Ouvir notícia

 

Os carros podem até estar mais inteligentes, mas eles ainda não falam. Isso não significa que o seu veículo não tente se comunicar com você. Para a maioria dos casos, essa “conversa” é feita por meio das luzes do painel.

O conjunto de sinais luminosos são a forma que as montadoras encontraram para que você fique por dentro do que está acontecendo com o seu carro. Mas você sabe o que elas significam?

Antes de falar das luzes em si, é importante lembrar que é normal que as luzes se acendam ao ligar o carro. Os problemas só começam se elas permanecerem acesas. Vamos cobrir as luzes mais comuns encontradas nos carros modernos.

Se você sentir falta de alguma, vale checar o manual do seu veículo, que contém as informações completas.

 

Hierarquia de cores

As luzes do painel de seu carro possuem diferentes cores, cada uma tem um grau de gravidade. As verdes indicam que algum equipamento está ligado, não um defeito. Já as amarelas mostram que algum equipamento ou função do carro exige atenção. Por último, as vermelhas avisam o motorista de que alguma falha grave ocorreu.

Ícones de aviso do carro
Ícones de aviso do carro
Foto: kosmozoo / Getty Images

 

Reserva

Cor: amarela

Essa luz é o pesadelo do motorista em tempos de combustíveis caros. Ela indica que o nível de combustível do tanque está baixo e que o carro está “na reserva”, com formato de uma bomba de posto. A quantidade presente no tanque quando a luz acende varia de carro para carro. Quando ela acender, o ideal é já procurar um posto.

Luz amarela: aviso de combustível na reserva
Luz amarela: aviso de combustível na reserva
Foto: Happycreator Kong-Im / EyeEm / Getty Images

 

ABS

Cor: amarela

Indicada pelas letras ABS, a luz pode piscar ou acender. Quando está piscando, indica que o sistema que impede o travamento das rodas em frenagens está atuando. Se ficar acesa o tempo inteiro, mostra que há alguma avaria no sistema e o equipamento pode não funcionar corretamente.

Luz da injeção

Cor: amarela

Com diversos módulos eletrônicos gerenciando o motor, a luz de injeção permanece acesa ou piscando indicando uma falha em algum deles. Ela tem um formato que lembra um bloco de motor. Nesse caso, o ideal é levar o carro para a oficina.

Luz da injeção acesa no painel
Luz da injeção acesa no painel
Foto: Piotr Hnatiuk / EyeEm / Getty Images

 

Sistema de direção

Cor: amarela

Como a maioria dos carros novos possui direção com assistência elétrica, o sistema também é gerenciado por módulos eletrônicos. Em caso de falhas, ela permanece acesa para avisar de alguma avaria no sistema. Em alguns casos pode ser representada pela sigla “EPS” (Electric Power Steering), ou por um volante.

Controles de tração e estabilidade

Cor: amarela

Em breve obrigatórios, os sistemas de controle eletrônico de tração e estabilidade são parte fundamental na segurança do veículo, junto ao ABS. Assim como no último, a luz pode piscar ou ficar acesa. No primeiro caso, indica que os sistemas estão operando. Se a luz não apagar, o sistema está avariado. Na maioria dos casos, é ilustrada pela imagem de um carro derrapando.

Controles de tração e estabilidade
Controles de tração e estabilidade
Foto: Ford / Reprodução

 

Imobilizador

Cor: amarela

Essa luz pode ser representada pela palavra “CODE”, por uma chave ou por um cadeado. Quando ela permanece acesa, significa que o módulo de gerenciamento do motor não encontrou a chave do carro. Mesmo que ela acione o contato, uma chave codificada não identificada não irá ligar o carro.

Desembaçador

Cor: amarela

Ilustrada por um retângulo entrecortado por setas em “S”, é acesa quando o motorista liga o

desembaçador traseiro. O dianteiro tem imagem similar, mas com o retângulo curvado. É um aviso para não esquecer de desligar o equipamento após o uso, pois ele utiliza uma corrente elétrica considerável.

 

Monitor da pressão dos pneus

Cor: amarela

Representada pelas letras “TPMS” ou por uma silhueta de um pneu murcho, essa luz acende quando o carro identifica que um ou mais pneus estão com a pressão abaixo do recomendado. A indicação é que se calibre os pneus.

Sistema de iluminação

Cor: verde ou amarela

O carro também te avisa quando as luzes estão acesas. As verdes indicam o acionamento dos faróis, lanternas e setas. Já as amarelas mostram que as luzes auxiliares estão acesas. Podem ser representadas por setas ou semi-círculos.

Bateria

Cor: vermelha

Indicada por uma silhueta de uma bateria, com polo positivo e negativo, a luz da bateria pode acender em dois casos. O primeiro é baixa voltagem na bateria, o que pode gerar dificuldade de partida. O segundo é uma avaria no sistema de carregamento da bateria, indicando que ela não está recebendo a carga adequada. Nesse caso é bom procurar uma oficina imediatamente.

Sinal de bateria
Sinal de bateria
Foto: matsou / Getty Images

 

Câmbio

Cor: vermelha

Representada por uma alavanca ou uma engrenagem, a luz de aviso do câmbio é mais comum em veículos automáticos. Ao se acender, indica a identificação de uma avaria na transmissão, também sendo prudente procurar uma oficina.

Cinto de segurança

Cor: vermelha

Ilustrada por um boneco usando o cinto, essa luz avisa que o motorista ou algum dos ocupantes do carro não afivelou o cinto de segurança.

Sinais painel carro
Sinais painel carro
Foto: Martin Hospach / Getty Images

 

Freios

Cor: vermelha

Geralmente representado por um desenho de um disco ou tambor de freio com uma exclamação, a luz de aviso de freio pode acender em três situações: baixo nível do fluído hidráulico utilizado pelos freios, ou, em carros mais modernos, alguma avaria no sistema.

Também é mais indicado ir diretamente para a oficina, mas apenas se o pedal de freio ainda gerar a desaceleração segura do carro. O terceiro caso é para avisar que o freio de estacionamento está acionado.

 

Óleo

Cor: vermelha

Indicada por uma azeiteira com uma exclamação, a luz do óleo pode apontar nível baixo do lubrificante do motor ou a baixa pressão dele no motor. Em ambos os casos, rodar com pouco óleo pode danificar seriamente o motor.

Aviso de porta aberta

Cor: vermelha

Para que você não saia com o carro de porta aberta, ou com alguma delas mal fechada, também há uma luz de aviso. Ela pode ter o formato de uma porta, ou da silhueta de um carro vista de cima com as portas abertas.

Temperatura do motor

Cor: vermelha

Ilustrada por um termômetro no painel, o acendimento da luz de temperatura acontece para avisar que o motor está trabalhando acima da temperatura permitida ou que há pouco líquido refrigerante no sistema. Em ambos os casos, é recomendado ir imediatamente para a oficina.

Pisca-alerta

Cor: vermelha

Indicada por um triângulo, essa luz se acende e fica piscando enquanto o pisca-alerta estiver acionado.

Tópicos

Mais Recentes da CNN