MadeiraMadeira recebe novo aporte de US$ 190 mi e vira novo ‘unicórnio’ nacional

Ao longo de 2020 a MadeiraMadeira, criada há cerca de 10 anos, triplicou o número de centros de distribuição, para os 15 atuais

Presidente da plataforma online de móveis e artigos para o lar MadeiraMadeira
Presidente da plataforma online de móveis e artigos para o lar MadeiraMadeira Foto: Daniel Scandian. Divulgação/REUTERS. 7/1/2020

Reuters

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O site de venda de artigos para o lar MadeiraMadeira anunciou nesta quinta-feira (7) que recebeu um aporte de US$ 190 milhões liderado por SoftBank e Dynamo. Com isso, a varejista se torna um ”unicórnio”, startup avaliada em US$ 1 bilhão ou mais. A informação foi antecipada pela CNN Brasil Business em novembro.

O anúncio ocorre 16 meses após a empresa que vende desde móveis até artigos de decoração online ter recebido outro aporte de US$ 110 milhões, e foi precipitado pela aceleração do negócio em 2020, com o confinamento devido à pandemia da Covid-19 impulsionando o comércio eletrônico no país.

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”Vamos ter que antecipar para este ano investimentos que inicialmente estavam previstos para 2022″, disse à Reuters o presidente e co-fundador da MadeiraMadeira, Daniel Scandian. O executivo afirmou que as vendas feitas por meio da plataforma cresceram 120% em 2020, ante expansão de 80% um ano antes. Ele não informou detalhes de faturamento da empresa.

Segundo o executivo, além das quarentenas, outros aspectos ligados à pandemia, como o pagamento de auxílio emergencial, o redirecionamento dos gastos das famílias e a expansão acelerada do mercado imobiliário também ajudam a explicar essa aceleração.

“E com os investimentos que havíamos feito desde o fim de 2019 na ampliação da estrutura logística conseguimos atender um crescente número de pedidos com menores prazos de entrega”, disse Scandian.

Ao longo de 2020 a MadeiraMadeira, criada há cerca de 10 anos, triplicou o número de centros de distribuição, para os 15 atuais. Entre eles, um em Jundiaí (SP), com o qual pretende fazer entregas com prazo de um dia na Grande São Paulo a partir de fevereiro. Outros centros deverão ser abertos ao longo deste ano.

Em outra frente, a plataforma pretende ampliar a prateleira de produtos de marca própria, hoje com cerca de 400 itens, expandir a rede de lojas físicas (hoje são 9), comprar rivais e crescer sua presença para a América Latina. Atualmente, a empresa tem cerca de 1.300 funcionários.

A rodada de injeção de recursos, a quinta recebida pela companhia sediada em Curitiba (PR), foi acompanhada por Flybridge e Monashees, que já eram sócias da empresa. O cálculo da avaliação da empresa após o mais recente aporte foi feito pela própria MadeiraMadeira.

Mas o aporte também marcou a chegada das gestoras Velt Partners, Brasil Capital e Lakewood Capital, cuja experiência como investidoras em empresas de capital aberto dão uma pista dos próximos passos da MadeiraMadeira, embora Scandian tenha dito que uma listagem em bolsa é plano para daqui a alguns anos.

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