Mercado em alta atraiu milhões de day traders nos EUA, que agora veem tudo mudar

Para os traders que conhecem apenas a emoção do mercado em alta, 2022 está sendo um ano duro

Wall Street também não está se sentindo particularmente animada
Wall Street também não está se sentindo particularmente animada FILEDIMAGE

Allison Morrowdo CNN Business

em Londres

Ouvir notícia

No início de 2021, em meio à euforia especulativa do mercado de ações, dois day traders viralizaram no TikTok com um vídeo explicando sua estratégia vencedora.

“Vejo uma ação subindo e compro. E fico olhando até parar de subir e vendo”, diz o usuário conhecido como Chad. “Eu faço isso repetidamente e isso paga por todo o nosso estilo de vida.”

Sim, Chad descobriu a negociação de impulso. E parecia funcionar bem para ele. Como os milhões de pessoas que passaram a negociar durante a pandemia nos Estados Unidos, Chad estava montando um emocionante mercado em alta que estava consumindo dinheiro ultra barato do Federal Reserve.

Para os novatos, era difícil dar errado. Escolha uma ação, qualquer ação, e veja-a subir. Agora, é claro, o passeio está chegando ao fim quase tão rapidamente quanto começou.

O que está acontecendo: para invocar uma metáfora de “Game of Thrones”: o mercado está lotado de bebês de verão, e o inverno está definitivamente chegando.

“Acontece que investir é meio difícil quando a torneira do dinheiro grátis está fechada”, escreveu um usuário na página do WallStreetBets Reddit na semana passada, ao lado de uma aparente captura de tela de uma página de dados do mercado de ações mostrando um mar de vermelho.

Para os traders que conhecem apenas a emoção do mercado em alta, 2022 está sendo uma virada brusca. Na página WallStreetBets – o epicentro de ações de memes em 2021 – o clima é decididamente menos festivo. Os gritos de guerra da figurinha “mãos de diamante” e “HODL (compre e segure, na sigla em inglês)” foram substituídos por memes brincalhões sobre perdas sem fim.

Wall Street também não está se sentindo particularmente animada. Na última sexta-feira (20), o S&P 500 mergulhou em território de baixa, mas evitou fechar por pouco. Enquanto isso, o Dow Jones registrou sua oitava perda semanal consecutiva – sua mais longa sequência de perdas em quase um século, relata o especialista CNN Matt Egan.

Há sinais de que a desaceleração está afastando o público do varejo. Robinhood, o aplicativo de comércio livre que foi fundamental para o boom de investidores amadores nos últimos dois anos, viu seus usuários ativos mensais caírem 10% para 15,9 milhões no primeiro trimestre deste ano.

Logo da Robinhood / REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Ainda assim, Wall Street aprendeu da maneira mais difícil durante a corrida da GameStop o que pode acontecer quando você descarta o poder da multidão de Robinhood. E para aqueles que baixaram o aplicativo em busca de um pouco de emoção durante um período sombrio, agora é um ótimo momento para ficar, assistir e aprender.

“Acho que os traders de varejo estão aqui para ficar”, disse Craig Erlam, analista sênior de mercado da Oanda. “Nunca foi tão fácil negociar nos mercados financeiros… Alguns serão adiados, naturalmente, mas acho que haverá muitos que não o farão. Afinal, são tempos muito interessantes nos mercados.”

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN