Mercado Livre expande frota com caminhões sustentáveis movidos a gás

A expectativa é que, até dezembro, as 46 novas carretas façam, em média, entrega de 230 mil encomendas por dia

Caminhão sustentável do Mercado Livre
Caminhão sustentável do Mercado Livre Foto: Mercado Livre/Divulgação

Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo

Ouvir notícia

O Mercado Livre vai expandir a sua frota de caminhões com carretas sustentáveis. Até o fim deste ano, serão adicionados 46 veículos movidos a gás (biometano e gás natural veicular) ao comboio para fazer as entregas das compras realizadas no marketplace.

Oito deles já entrarão em circulação até o fim de junho e serão capazes de fazer a entrega de, em média, 40 mil pacotes por dia. Até dezembro, o número deve subir para mais de 230 mil encomendas transportadas pelas 46 carretas sustentáveis. 

O Mercado Livre afirma que as novas carretas a biometano emitem menos gases poluentes em comparação com as movidas a diesel, o que “minimiza o impacto ambiental da rede logística da empresa, que tem se expandido na mesma proporção que o crescimento do negócio em toda a região”.

A frota sustentável vai percorrer inicialmente as regiões Sul e Sudeste do país, mas, em seguida, deve seguir para todos os cantos do Brasil. Segundo o Mercado Livre, para que isso ocorra, a empresa “tem acompanhado a oferta deste tipo de combustível nos postos das principais rodovias”. 

Os 46 caminhões sustentáveis se juntarão às 51 vans eleetricas que já operam no Brasil desde dezembro de 2020. O objetivo da companhia é, então, ter uma “logística mais verde na América Latina”. 

A malha logística do Mercado Livre atualmente é composta por carros elétricos, carretas, vans e aviões. A empresa afirma que 90% das entregas ocorrem em até dois dias e 75% no dia seguinte, com a modalidade Fullfilment, presente em 1.800 cidades brasileiras. 

“A expansão da frota sustentável está em linha com a nossa estratégia de meio ambiente e sustentabilidade para toda a América Latina. Temos consciência do aumento do nosso impacto ambiental. Por isso, almejamos operações cada vez mais limpas do ponto de vista ambiental e o protagonismo de veículos elétricos e a gás em nossa logística, o que reforça o nosso cuidado e preocupação com o meio ambiente”, comenta Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil, em comunicado enviado em primeira mão ao CNN Brasil Business.

Mais Recentes da CNN