Mercados globais se estabilizam à medida que ameaça de invasão russa continua

Invasão da Ucrânia desencadearia uma venda instintiva de ações, à medida que empresas enfrentariam um choque do petróleo, inflação e regime de sanções

Telão em Xangai mostra flutuação dos mercados acionários
Telão em Xangai mostra flutuação dos mercados acionários 09/11/2020REUTERS/Aly Song

Rishi IyengarMichelle Tohdo CNN Business

Ouvir notícia

As ações dos EUA oscilaram na sexta-feira (18), com os investidores acompanhando os desenvolvimentos geopolíticos na Europa Oriental após a forte liquidação de quinta-feira (17).

O Dow abriu em baixa, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq Composite subiram ligeiramente no sino de abertura.

Todos os três índices estavam a caminho de terminar a semana no vermelho.

Na quinta-feira, com o aprofundamento dos temores de uma invasão russa da Ucrânia, Wall Street recuou, fazendo o Dow cair 622 pontos, ou 1,8% –seu pior dia até agora este ano.

Da noite para o dia, os mercados globais permaneceram praticamente estáveis.

O S&P/ASX 200 da Austrália e o índice de referência do Japão Nikkei fecharam em queda de 1% e 0,4%, respectivamente, enquanto o Kospi da Coreia do Sul foi pouco alterado.

Os mercados chineses foram mistos: o índice Shanghai Composite de referência ganhou 0,7%, o índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,9%.

Na Europa, as ações foram pouco alteradas na abertura. O FTSE 100 de Londres  e o CAC 40 da França subiram 0,2%, enquanto o DAX da Alemanha subiu 0,1%.

Os observadores do mercado estão nervosos com o que um conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia pode significar para os preços do petróleo e para a economia global, especialmente se os Estados Unidos e as principais economias da Europa se envolverem.

Os investidores detestam a incerteza. Uma invasão total da Ucrânia desencadearia uma venda instintiva de ações, à medida que as empresas enfrentam a possibilidade de um choque do petróleo, inflação mais alta e um regime de sanções.

Uma desaceleração prolongada do mercado acabaria com a riqueza acumulada pelas famílias no mercado de ações e nas contas de aposentadoria.

A instabilidade do mercado também pode prejudicar a confiança entre consumidores e empresas.

Paul R. La Monica, Charles Riley e Matt Egan contribuíram para este relatório.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN