Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Otimismo com vacina faz Ibovespa fechar em alta e dólar cair a R$ 5,14

    Os investidores ignoraram o fato de o PIB ter vindo abaixo das expectativas para o terceiro trimestre

    Foto: Mark Finn/Unsplash

    Matheus Prado, Leonardo Guimarães e Manuela Tecchio,

    do CNN Brasil Business, em São Paulo

    Ouvir notícia

    As negociações do mercado financeiro desta quinta-feira (3) eram marcadas pelo otimismo com a vacinação contra a Covid-19. O estado de São Paulo vai iniciar a imunização da população local em janeiro do ano que vem.

    A notícia animou os investidores. O Ibovespa chegou a alcançar os 113 mil pontos durante o pregão e encerrou o dia em alta de 0,27%, aos 112.183 pontos, depois de perder um pouco de fôlego. Já o dólar terminou essa sessão com queda de 1,96% para R$ 5,139, menor patamar desde março. 

    A boa nova conseguiu suprimir até mesmo o pessimismo com o resultado no PIB no terceiro trimestre de 2020. O avanço de 7,7% em relação ao trimestre anterior foi menor do que os 9% esperados por economistas ouvidos pelo CNN Brasil Business

    Leia também:
    Após recessão, PIB brasileiro avança 7,7% no terceiro trimestre
    XP: Bolsa deve chegar a 125 mil pontos em 2021; Petrobras e bancos são destaques

    Sobre o PIB, Felipe Salto, economista e diretor-executivo da IFI Brasil diz que “o resultado é positivo, mas um pouco inferior ao desempenho indicado pelo IBC-Br.

    “A recuperação está ocorrendo, mas a trajetória será gradual. É importante ter claro que o desempenho do PIB do terceiro trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano anterior é negativo, mostrando que estamos longe de recuperar o nível pré-crise. Não há recuperação em V”, avalia Salto.

    Stefany Olveira, analista de investimentos e economista da Toro Investimentos afirma que o resultado do PIB não decepcionou mercado. “Acreditávamos em um PIB mais forte por termos visto o IBC-Br acima da epectativa”, explica. 

    As ações ligadas ao turismo tinham as maiores altas do Ibovespa à media que notícias sobre vacinação no Reino Unidos e na Rússia animavam os investidores. 

    A Embraer (EMBR3) teve alta de 11,4% e liderava os ganhos do índice. Gol (GOLL4) ganhou 8,71% e a CVC (CVCB3) avançou 7,55%. 

    Lá Fora

    As bolsas da Europa fecharam sem direção única. Hoje, houve a divulgação de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) mais fracos do que o esperado na Europa. O avanço dos casos de Covid-19 também preocupam os investidores por lá. Por outro lado, o alívio vem da esperança de um novo pacote de estímulos fiscais nos Estados Unidos.

    O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou quase estável, com alta de 0,01%, a 391,72 pontos 

    As bolsas da Ásia encerraram a sessão também sem viés definido, com o crescimento do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da China ao maior nível em uma década atenuando a tendência de realização de lucros de investidores locais, após ganhos recentes e em meio à agenda esvaziada.

    Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta de 0,03%, aos 26.809,37 pontos, mesma direção seguida pelo índice Kospi, de Seul, que subiu 0,76%, aos 2.696,22 pontos, máxima do dia. Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,56%, para 26.728,50 pontos.

    Já na China continental, não houve direção única. O índice de Xangai caiu 0,21%, aos 3.442,14 pontos, e o índice Shenzhen subiu 0,06%, para 13.970,68 pontos. Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 encerrou a quinta-feira em alta de 0,38%, a 6.615,30 pontos.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

    Mais Recentes da CNN