Minas Gerais se destaca no crescimento econômico, diz relatório

Estado teve desempenho melhor que o restante do país, segundo Relatório de Contas Regionais divulgado hoje pela Fundação João Pinheiro

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Um estudo divulgado nesta sexta-feira (11) mostra que Minas Gerais é um dos destaques na retomada da economia brasileira no último trimestre. O estado teve índices ainda melhores do que registrados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em todo o país.  

Enquanto o Brasil cresceu 7,7% na comparação com o segundo semestre, Minas teve um crescimento de 8,1% no mesmo período, segundo o resultado do Relatório de Contas Regionais divulgado hoje pela Fundação João Pinheiro.

Os shoppings e o comércio em geral de Belo Horizonte, que fazem parte do setor de serviços, sofreram com as restrições de funcionamento durante boa parte da pandemia. Desde agosto, porém, quando foram autorizados para retomar parcialmente as atividades, o setor tem sido um dos protagonistas do crescimento econômico.

Assista e leia também:

Varejo já vende mais que antes do início da pandemia

Credit Suisse: Brasil tem pior década em 110 anos e retomada só vem com reformas

Economia brasileira deve encolher de novo antes de voltar a crescer em 2021

Minas Gerais se destaca no crescimento brasileiro
Minas Gerais se destaca no crescimento brasileiro
Foto: Reprodução/CNN (11.dez.2020)

Prova disso é que no relatório  da fundação o setor de serviços em Minas Gerais teve uma alta de 7,3% no terceiro trimestre, um ponto percentual acima da média nacional.

E não foi só o setor de serviços que se destacou na recuperação econômica do estado entre julho e setembro: a indústria impulsionou esse crescimento e registrou alta. 

Mesmo com estimativas cautelosas em razão da pandemia, a construção civil, por exemplo, teve uma alta superior à média nacional. O ramo cresceu 6,5%no terceiro trimestre, quase 1% a mais que o índice registrado no país.

Além da construção civil e serviços, outro tradicional protagonista da economia mineira também apresentou bons resultados no terceiro semestre: o agronegócio. Enquanto na média nacional o setor apresentou queda de 0,5%, em Minas teve alta de 0,2%, contrariando a tendência no país.

 

 

 

Mais Recentes da CNN