MP da Eletrobras pode trazer imediata redução na conta de luz, diz especialista

À CNN Rádio, o economista Renato Veloni disse que a tendência é que a iniciativa privada coloque o produto no mercado a um preço mais acessível

Foto: Reuters/Brendan McDermid

Amanda Garcia, da CNN Brasil

Ouvir notícia

 

O texto-base da Medida Provisória da Eletrobras que permite a privatização da empresa, aprovado na quarta-feira (19) pela Câmara dos Deputados, tem uma boa perspectiva para o consumidor final. Esta é a avaliação de Renato Veloni, economista e professor de macroeconomia do IBMEC-SP. À CNN Rádio, ele explicou que o texto tem “potencial de ser positivo”.

“A MP pode trazer impacto imediato na redução da conta de luz. Assim que ocorrer a privatização nesses moldes, no mês seguinte, uma parte importante do valor da transação deverá ser usada como subsídio”, disse ele, nesta quinta-feira (20).

A longo prazo, para Veloni, também há aspectos positivos. “A empresa sendo conduzida pela iniciativa privada deve ter maior eficiência e a tendência é de que coloque o produto no mercado a um preço mais acessível.”

No entanto, segundo o economista, é importante destacar que tudo depende de como o texto será aprovado no Senado Federal. “A gente está falando de um texto que ainda não foi aprovado, tem uma discussão importante sobre a obrigatoriedade de comprar energia termelétrica. Se isso se mantiver, por exemplo, boa parte do potencial de ganho se corrói.”

Mais Recentes da CNN